sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Vai projetar sua cozinha e tem dúvidas sobre coifas? Veja algumas dicas para não errar no projeto

Quem tem cozinha aberta para a sala, como no projeto do arquiteto Max Gosslar, precisa de coifa com exaustor. Caso contrário, o cheiro de comida se espalhará pelos ambientes. Neste caso, o profissional embutiu o duto no teto de gesso e deixou o cano apare (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Além da decoração, a cozinha oferece outros desafios. Para o bom funcionamento dos eletrodomésticos, é preciso ter a estrutura correta. A coifa, por exemplo, costuma ser especialmente complicada. São comuns dúvidas sobre a sua instalação, que pode exigir um duto com saída para a janela, muitas vezes com quebra-quebra envolvido. Mas nem pense em desistir! O aparelho é fundamental na hora de preparar os alimentos e é ainda mais importante para quem tem cozinha integrada – afinal, você não vai querer cheiro de comida na sala. Para resolver todas as questões ligadas à temida coifa, Casa e Jardim procurou especialistas da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp e Consul. O arquiteto Robert Robl complementou as respostas e deu dicas de como exibi-la com muito estilo. Confira:
Meu fogão fica na parede. Posso ter coifa? Ou é apenas para quem tem ilha?Para ter uma coifa é preciso quebrar a parede?
Depende. A coifa pode funcionar de dois jeitos: no modo exaustor ou depurador. No primeiro, o ar quente é levado para fora do ambiente e o aparelho traz ar frio e fresco do exterior. Já no segundo, ela simplesmente suga o ar, filtra e o devolve, por isso não é necessário um duto. O arquiteto Robert Robl considera que vale a pena encarar a reforma caso você cozinhe muito ou se o ambiente for aberto para a sala. Normalmente, é necessário rebaixar o teto com gesso para esconder o cano. Você também precisará estudar bem onde será a sua saída. Mas, se a cozinha não for integrada e tiver boa ventilação, você pode se livrar do quebra-quebra. “O exaustor não é um item primordial, a não ser que você faça fritura todos os dias. O depurador basta neste caso”, explica o profissional.
Há opções no mercado para as duas situações. A coifa pode ficar encostada na parede ou fixada no teto.
A coifa é exibida como peça de design. Projeto da arquiteta Maricy Borges (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Preciso chamar um profissional para instalar a minha coifa?
Caso o eletrodoméstico seja utilizado no modo exaustão, sim. É preciso planejar a instalação do duto para a saída do ar, que tem 15 cm de diâmetro. Alguns fabricantes oferecem a instalação do produto até a laje do teto da cozinha. Dali até a janela, a responsabilidade é do proprietário.
Qual a distância ideal entre a coifa e a superfície do fogão ou cooktop?
Para garantir o funcionamento correto, a distância deve ser de 65 cm. Além disso, para que não haja perda de eficiência de sucção, a coifa deve ter a mesma largura que o fogão ou o cooktop. Se a distância indicada nos manuais de instruções dos eletrodomésticos for diferente, respeite a que for maior.
Como integrar a coifa à decoração da cozinha?
O arquiteto Robert Robl diz que hoje existem várias opções de eletrodomésticos bonitos. Por isso, não tente “esconder” a coifa. Vale até assumir o duto, para não ter que rebaixar o teto com gesso. “Se o projeto tiver uma estética industrial, é uma boa opção”, conta. Mas daí é necessário investir em um cano bonito. “Quanto mais design estas peças têm, mais caras elas são. É preciso tomar cuidado com os preços”, alerta o profissional.

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário