quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Os painéis de vidro e as chapas de inox deixam o ambiente limpo e glamoroso

Sala de jantar | Os painéis de correr com vidro jateado abrem a cozinha, que tem bancada de inox da Mekal. Bufê de Jorge Zalszupin. Mesa Saarinen e cadeiras de Geraldo de Barros. Luminária de Ingo Maurer. Garrafas de Paula Almeida. À dir., o lavabo possui (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Sala de estar | As vigas de concreto são destacadas pela pintura branca das paredes e da porta de entrada. Rodapé recuado feito com cantoneira de alumínio. Na lateral, mesa de Paulo Alves com vasos de Heloisa Galvão para Marché Art de Vie. Poltrona Charle (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Trabalhar, receber amigos e descansar. Para exercer essas atividades da melhor maneira, a produtora de 35 anos queria que seu apartamento de 172 m2, em São Paulo, ficasse agradável, bonito e funcional. “Viajo bastante por conta da minha profissão. Quando estou na cidade, passo a maior parte do tempo trabalhando em casa”, conta a moradora. “Por isso, eu pedi meu escritório na sala e que esta fosse um lugar espaçoso, iluminado e integrado ao resto do apartamento.” A reforma, realizada a partir do projeto assinado pelo escritório AMZ Arquitetos, foi perfeita para chegar ao resultado esperado por ela.
1. Sala de estar | 2. Escritório | 3. Quarto | 4. Suíte | 5. Closet | 6. Banheiro | 7. Sala de TV | 8. Lavabo | 9. Sala de jantar | 10. Cozinha | 11. Lavanderia (Foto:  )
“Não mudamos a configuração do apartamento, mas a dimensão dos ambientes, demolindo paredes”, diz o arquiteto Pablo Alvarenga, um dos sócios do AMZ. “Dois quartos viraram uma suíte espaçosa, com grande closet. E o terceiro foi mantido e ampliado”, explica. o antigo quarto de serviço foi transformado em sala de TV com abertura para o corredor social. E, ao eliminar a parede inteira entre a cozinha e a sala, os arquitetos ganharam espaço para criar a sala de jantar.
Cozinha | O armário de inox tem desenho do AMZ Arquitetos e execução da Oceânnica. Acima, na altura da viga, o fechamento com bandeira de vidro deixa passar a luz natural. Piso de cerâmica na cor Mocca, da Mais Revestimentos Cerâmicos. Na sala de jantar,  (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
De aparência moderna e funcional, o aço inoxidável foi explorado ao máximo no projeto. No living, o material é marcante na divisão entre a cozinha e a sala de jantar. “Desenhei um armário de inox que separa os ambientes e possui nichos vazados”, conta Pablo. o maior é o passa-pratos. Além disso, uma porta deslizante de vidro jateado em esquadria de aço é usada para isolar os espaços sem barrar a passagem da luz de um cômodo para o outro.
Estante | Com prateleiras de chapas de aço, a peça compõe o volume com portas de inox: a do tipo camarão fecha a sala de TV. Tudo tem desenho do AMZ Arquitetos e execução da Oceânnica. O assoalho de madeira existente foi restaurado (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Também é visto do living o corredor com cômodos fechados por portas de chapas de inox perfuradas que substituíram as paredes demolidas. Elas ocupam todo o vão compondo um volume único. Além de permitir abrir ou fechar os ambientes e deixar o ar circular, têm certa transparência, que possibilita ver o que acontece de um lado e do outro e ainda a entrada de luz. Entre a sala de TV e o corredor, os painéis de inox têm abertura tipo camarão. E, no lavabo, são de correr. “Lembram biombos separando os ambientes”, diz o arquiteto.
Suíte | A união de dois quartos deu origem ao amplo cômodo que ganhou closet, desenhado pelo escritório de arquitetura e executado pela Marcenaria Woodtech. Jogo de lençol da Casa Almeida. Duvet da Trousseau (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Em contraste com o brilho do aço, a rusticidade do concreto foi exposta nas vigas que ficaram aparentes no teto. “onde não há viga, colocamos bandeiras de vidro acima das portas de inox para igualar a altura das paredes em 2,30 m”, explica Pablo. Nos acabamentos, ele trocou o revestimento dos pisos da cozinha, do lavabo e dos banheiros. Os assoalhos de madeira da sala e dos quartos foram restaurados.
Escritório | Parte do living é ocupada pela mesa de trabalho, do Studio Arthur Casas para Etel. Estante baixa, desenhada por Pablo Alvarenga e executada pela Marcenaria Baraúna. Objetos da Conceito Firma Casa. Luminária da Benedixt. Acima dos quadros na p (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Para finalizar o projeto, Pablo desenhou algumas das peças do mobiliário. Uma delas é a estante de chapas de aço, que completa o volume metálico no corredor para os quartos. A moradora gostou especialmente da estante baixa que ele criou para seu escritório. “Tem desenho limpo e leve, e nela guardo mais livros e um tanto das minhas quinquilharias que trago de viagens”, afirma a produtora, que investiu bastante em bom design contemporâneo para a decoração.
 

Fonte: Casa e Jardim

3 comentários:

  1. A Empresa Americanvidros é especializada em colocação de Vidros Temperados,
    Box Para banheiro, Box de Banheiro, Box de Vidro temperado, Escadas de Vidro,
    Corrimão, fechamento de sacada, Espelhos, Espelho com bisotê, Box de Inox com
    Roldanas Aparentes, Portas de vidro temperado com Mola Hidráulica, Guarda corpo
    em vidro e Inox. saiba mais no site www.americanvidros.com.br ou no Show Room
    Rua Atlântica, 12 - Jardim Paulistano - Fone 011 - 3136-0853 Loja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Empresa Americanvidros é especializada em colocação de Vidros Temperados,
      Box Para banheiro, Box de Banheiro, Box de Vidro temperado, Escadas de Vidro,
      Corrimão, fechamento de sacada, Espelhos, Espelho com bisotê, Box de Inox com
      Roldanas Aparentes, Portas de vidro temperado com Mola Hidráulica, Guarda corpo
      em vidro e Inox. saiba mais no site www.americanvidros.com.br ou no Show Room
      Rua Atlântica, 12 - Jardim Paulistano - Fone 011 - 3136-0853 Loja

      Excluir