terça-feira, 29 de outubro de 2013

Para você que ama flores e plantas e possui um animal de estimação em casa, cuidado! Algumas dessas plantas podem prejudicá-lo

Observe o comportamento do seu pet. Se ele demonstrar interesse em ingerir plantas, pode estar com algum problema de saúde.
Ter plantas em casa pode ser um risco para o seu bicho de estimação se alguns cuidados não forem tomados. Para uma boa convivência entre eles, sem sustos nem visitas imprevistas ao veterinário, é preciso observar com atenção como o seu pet se comporta e, assim, fazer algumas adaptações. Em caso de deficiência nutricional, sede, mal-estar ou simples curiosidade, o animal pode ingerir indevidamente determinadas plantas.
 
“Alguns cães com gastrite, por exemplo, recorrem a folhas verdes como uma tentativa desesperada de aliviar o desconforto gástrico”, explica a veterinária Renata Schmieder. Por isso, é sempre bom ficar de olho nos comportamentos do seu amiguinho.
 
Sintomas e primeiros socorros
 
A veterinária Fabíola Liguori, coordenadora clínica do Hospital Veterinário Jardins, conta que a suspeita de intoxicação por plantas pode ser confirmada tanto pela presença de pedaços de folhas em vômitos e fezes quanto por outros sintomas, como inquietação, diarreia, salivação excessiva, alergia, falta de apetite e tontura. Os casos mais graves podem levar à asfixia, anemia, taquicardia e até a morte.
 
Caso o seu bichinho apresente alguns desses sinais, consulte imediatamente um veterinário. E se souber qual foi a planta ingerida, não se esqueça de levar uma amostra para que o profissional possa realizar o procedimento adequado.
 
“Forçar o vômito nem sempre é indicado, pois alguns vegetais, como a popularmente conhecida espada-de-são-jorge, têm pequenos cristais que podem machucar a mucosa da garganta, provocando ainda mais mal-estar no animal”, revela Renata. 
 
Gatos adoram escalar móveis e janelas; por isso, pouco adianta colocar plantas em locais altos ou de difícil acesso. O ideal é evitar ter espécies que possam acarretar algum risco ao pet.Prevenir é melhor do que remediar
 
Engana-se quem pensa que basta evitar a ingestão do que não deve para o bichinho ficar livre de problemas. Às vezes, o simples contato pode irritar e provocar inchaço nos olhos, por exemplo. Por isso, o importante é saber se as plantas que você tem em casa oferecem algum risco e substituí-las.
 
“Mas se não quiser abrir mão de ter uma planta considerada tóxica, a melhor alternativa é deixá-la em uma prateleira ou em outro local de difícil acesso”, orienta Renata. A medida é eficiente para cães, mas nem tanto para gatos, uma vez que eles adoram escalar móveis e, apesar de terem um apetite mais seletivo, também têm muita curiosidade por novos sabores. 
 
Portanto, o mais seguro é evitar qualquer possibilidade de ingestão indevida. Renata lembra que uma opção é utilizar produtos que deixam um gosto amargo em objetos em geral. A veterinária Fabíola, por sua vez, complementa que medidas básicas, como oferecer uma ração de qualidade e deixá-la sempre à disposição, ao lado de água fresca, ajudam na prevenção de acidentes.
 
“Evite que o animal fique solto em sítios, ruas ou parques. Use guia e coleira, puxando-os sempre se começarem a mordiscar alguma planta”, acrescenta Fabíola.
 
Ter manjericão entre as suas plantas é uma ótima maneira de afastar os insetos da casa ou do jardim.Plantas “do bem”
 
Quer ter certeza de que o seu pet não corre risco algum? Então, aposte nestas espécies: grama natural, erva-cidreira, camomila, erva do gato, milheto, azevém, manjericão e hortelã. Estas duas últimas são ótimas para você cultivar dentro de casa ou no jardim, pois atuam como “repelentes naturais” de insetos, evitando que o seu pet tenha problemas decorrentes das picadas desses bichos, como alergias.
 
Plantas tóxicas
 
A seguir, confira a lista que preparamos para você saber se as plantas da sua casa são perigosas para os seus bichinhos. Afinal, prevenir é o melhor remédio. E não se esqueça também de que adubos e inseticidas devem ser mantidos em locais seguros, longe dos animais. 

Açafrão de outono
Açafrão de outono
As flores brancas ou roxas têm uma toxina para a qual não existe antídoto. E a sua ingestão pode levar à parada cardíaca e a complicações cardiovasculares.

Antúrio
Muito bonita, mas perigosa aos pets. Entre os sintomas que ela pode causar se for ingerida, podemos citar: salivação excessiva, vômito, coceira e inchaço do rosto, além de dificuldade de deglutição.

Azaleias
Apesar de delicada beleza, elas podem provocar dor, paralisia e até a morte do bichinho.

Bico-de-papagaio (ou “flor-de-natal”)
Sua seiva leitosa causa irritação na pele e nas mucosas, inchaço nos lábios, na boca e na língua, além de ardor e coceira. Já o contato com os olhos provoca lacrimejamento, inchaço das pálpebras e alteração temporária da visão. Se essa planta for ingerida, as consequências podem ser salivação excessiva, náusea, vômito e diarreia.

Fonte: Vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário