Por: Pollyana de MoraesCom o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e o aumento da oferta de cursos de especialização pelo País, ter as qualificações necessárias para ocupar a vaga dos seus sonhos nem sempre é garantia de sucesso.
Mais do que dominar os requisitos, é preciso saber apresentar bem as razões que fazem de você o profissional certo para dar conta do recado. É aí que entra em cena um item fundamental de qualquer seleção: o currículo.
Que esse documento precisa ser claro e objetivo, todo mundo sabe. Mas na hora de competir por uma vaga não basta apenas estar dentro dos padrões. Ser criativo, estar em dia com as novas tendências da sua área e demonstrar potencial de liderança também estão em jogo. Mas como conseguir mostrar tudo isso no papel? Confira abaixo as dicas de especialistas:
Comparando o currículo a uma espécie de propaganda que se faz de cada um, é importante ressaltar que este “anúncio” deve conter não só o perfil profissional do candidato, mas também valores e informações pessoais que possam ser levados em consideração pelo empregador. Para o publicitário Guilherme Torres, a experiência extracurricular vale muito. “É aí que vemos quem contratar de fato. Imagine se um redator de publicidade só soubesse escrever anúncios e criar roteiros. Se ele for vocalista de uma banda ou pintar quadros, por exemplo, já demonstra que ele não é um mero 'escrevinhador' de propaganda”, diz Guilherme, que é diretor de criação da agência Mar Design.
Como o equilíbrio ajuda qualquer receita a dar certo, a coach e especialista em desenvolvimento pessoal, Monica Vitória, recomenda uma distribuição matemática das informações do currículo, dando peso maior aos dados mais relevantes:
Depois de saber o que você deve fazer, é importante destacar também o que não vale arriscar na hora de passar à limpo seu currículo. Veja abaixo o que você deve evitar:
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