sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Em São Paulo foi inalgurado um projeto de um novo jardins que é de tirar o fôlego. Veja que lindo e inspire-se para fazer o jardim da sua casa

A obra O Caminho do Rio reproduz com plantas o traçado original do Tietê (Foto: Divulgação)
Com a chegada da primavera, a cidade fica mais bonita. Mas, este ano, São Paulo teve mais motivos para comemorar. No dia 21 de setembro,  a obra O Caminho do Rio, do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganen, no Jardim Botânico, foi aberta para o público. Tratava-se de uma plantação de 2.500 m², inspirada no rio Tietê. Foram várias espécies de flores, como papoula e margarida, e plantas aquáticas, como aguapés alfaces d’água. Entre elas, irésines vermelhos reproduzem o traçado original do rio mais importante do estado. 
A obra, além de enfeitar o Jardim Botânico, teve o objetivo de conscientizar a população sobre a poluição e as intervenções do homem na natureza. Ganen, que já visitou o Brasil várias vezes nos últimos 25 anos, quis alertar sobre as consequências da retificação dos rios, como as enchentes. “Eles são, em sua maioria, soterrados e canalizados, lembram esgotos margeando rodovias congestionadas. Fico surpreso com esse absurdo”, disse. O artista tem cerca de 40 plantações em grande escala espalhadas pelo mundo, entre elas o Château de Rambouillet, em Paris, na França, e um aterro sanitário em Montreal, no Canadá. “As plantas me interessam muito. Percebi que elas emocionam até as pessoas que não ligam para arte”, explica.

O Caminho do Rio foi implantado por oito jardineiros profissionalizados especialmente para a obra pelo engenheiro agrônomo Jorge Sakai e pela arquitetaMirte Luciani. O jardim tem caráter permanente e será mantido pelo Jardim Botânico.
O novo jardim celebra a chegada da primavera (Foto: Divulgação)
Há também plantas aquáticas (Foto: Divulgação)

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário