quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Você é daqueles que não gosta de academia? Veja dicas para mexer o corpo de forma divertida

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Por Renata Demôro

Ter um hobby que também mexe com o corpo é uma boa forma de aliviar as tensões e manter um corpo saudável de forma divertida. É uma ótima opção para quem não curte academia ou quer sair da rotina de exercícios tradicionais. Outra vantagem é a economia, já que algumas atividades não necessitam de equipamento ou ambientes próprios para a prática.

Para transformar um hobby em atividade física comece praticando 40 minutos por dia, duas vezes na semana. Conforme for ganhando condicionamento físico, passe para períodos de uma hora, três vezes por semana.

A seguir, confira as atividades mais indicadas para quem quer movimentar o corpo de forma divertida. 
  • 1
    Andar de patins
    Os benefícios de uma hora dessa atividade são semelhantes aos adquiridos com a prática da corrida, sem o impacto causado durante as pisadas no solo. O exercício ainda trabalha diversas funções do corpo, como equilíbrio, coordenação motora, resistência muscular, agilidade e reflexos. Andar de patins movimenta, principalmente, os músculos do abdômen, coxas, pernas, bumbum e costas.

  • 2
    Caminhar com o cachorro
    Passear com seu melhor amigo pode ser uma forma de se exercitar. Para aproveitar os benefícios da atividade, mantenha o ritmo das passadas e escolha terrenos planos e que não absorvam calor para não correr o risco de machucar as patinhas do seu pet. Uma hora de caminhada pode ajudar a manter a forma e ainda fortalecer a musculatura das pernas, bumbum e abdômen.
  • 3
    Nadar
    Não precisa ser uma aula, com professor e tudo. Um mergulho na piscina e braçadas aleatórias trazem benefícios para a saúde e a boa forma. Em uma hora de atividade é possível trabalhar praticamente todos os grupamentos musculares de uma vez.
  • 4
    Pedalar
    Andar de bicicleta durante uma hora é muito divertido. A atividade trabalha a função cardiorrespiratória e ainda fortalece os músculos dos braços, abdômen, bumbum, costas e pernas. Terrenos com subidas vão exigir maior esforço do seu corpo. Aproveite para reunir os amigos e pedalar em grupo. Você vai mexer o corpo sem sentir o tempo passar!
  • 5
    Dançar
    Se você gosta de dançar, basta colocar o ritmo preferido para tocar em casa, mesmo. É o tipo de atividade que você praticar a qualquer hora, em qualquer dia e independente do clima. Também é possível reunir os amigos e tornar o momento ainda mais divertido.  Se você praticar por pelo menos uma hora, o efeito aeróbico é semelhante ao de uma hora de natação. Portanto, levante-se e dance like nobody's watching!

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário