sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Você sabia que exercício de engatinhar pode ser mais eficaz que malhação intensa?

Foto: Flickr/makelessnoise
Esqueça a intensidade da malhação convencional. A novidade mais quente do universo fitness prega que engatinhar - ou seja, fazer movimentos vagarosos com os pés e as mãos no chão – pode ser mais eficaz do qualquer exercício.

A moda tem invadido academias moderninhas de Londres, capital do Reino Unido, e conquistado modelos e mulheres em geral que buscam fugir da rotina tradicional de musculação. Os entusiastas da modalidade se animam com os resultados rápidos do exercício. “Engatinhar tem se tornado um exercício comum em personal training graças a seu potencial de criar resistência (para o corpo). Além de sustentá-lo com os pés e as mãos, quem treina assim também usa mais músculos para se manter firme e em movimento, o que é uma ação mais difícil, explica o gerente de produto da academia Fitness First UK.

Como correr, pular e escalar, engatinhar é considerado um exercício funcional, por ser intuitivo e dinâmico. Os movimentos não só fortalecem os músculos e os tecidos de braços, pernas e coluna, como também requerem coordenação do corpo e da mente. Segundo a colunista Miranda Bryant, que experimentou o treino para o jornal britânico London Evening Standardo exercício de engatinhar deve ser parecido com a locomoção de um réptil, desde que o corpo fique bem pertinho do chão, mas sem rastejar. Para fazer o exercício de forma eficaz, apenas as mãos e as pontas dos pés devem tocá-lo. Assim, o corpo é condicionado a se fortalecer ainda mais.

boom dos exercícios de engatinhar ainda não chegou ao Brasil, mas algumas academias já adotam práticas similares como alongamento antes das atividades aeróbicas. E só porque um bebê é capaz de engatinhar, não significa que a tarefa seja fácil e liberada para qualquer adulto. Por ter uma alta resistência, os movimentos são considerados intensos para quem está começando. Antes de encarar a atividade, consulte seu médico e o treinador da academia para garantir um treino saudável e de acordo com seu ritmo.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário