sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Você sabia que dormir e sonhar aumenta células que protegem o cérebro?


Dormir bem faz bem - mas faz bem como?
Como o sono interfere com as funções do organismo, sobretudo com o cérebro, para que acordemos com a mente tão melhor disposta do que na noite anterior?
Uma das modificações que o sono produz no cérebro acaba de ser descoberta pela equipe da Dra Chiara Cirelli, da Universidade de Wisconsin (EUA).
A equipe descobriu que dormir eleva a produção de células que produzem uma substância estimuladora conhecida como mielina, responsável por proteger o circuito neural.
A taxa de crescimento das células produtoras de mielina dobra enquanto os animais de laboratório dormem.
O aumento se deu com maior intensidade durante o período associado ao sonho - chamado de REM ou "movimento rápido dos olhos".
Em contrapartida, genes envolvidos na morte das células e em respostas ao estresse passaram a ser observados quando as cobaias foram forçadas a permanecer acordadas.
O motivo pelo qual os seres humanos precisam dormir intriga os cientistas há séculos. Já se sabe que uma boa noite de sono ajuda o corpo a repor as energias e garante seu bom funcionamento - mas o processo biológico que acontece durante esse período só começou a ser estudado recentemente.
"Por muito tempo, os cientistas concentraram seus esforços em comparar a atividade cerebral quando estamos dormindo e quando estamos acordados", explica Cirelli. "Agora, está claro que a maneira como operam outras células de apoio no sistema nervoso também muda significativamente se estivermos dormindo ou acordados."
E não apenas do sistema nervoso: outro estudo recente mostrou que dormir pelo menos sete horas por dia faz bem ao coração.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário