quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ter uma visão de um jardim encantador da sua sala de jantar não tem preço

  (Foto: Edu Castello)(Foto: Edu Castello)
Charme no corredor
A visão que se tinha a partir da sala de jantar nesta casa não era das melhores: um corredor estreito, sem atrativos e com muro alto. Para deixar o ambiente mais agradável, o paisagista Rodrigo Oliveira criou a fonte com tanque retangular decimento queimado. “Posicionei a estrutura em frente à janela. Além de enfeitar o local, a água atrai pássaros e faz um barulhinho agradável”, diz. A limpeza do líquido do tanque é feita com uma bomba de aquário e alguns exemplares de papiros e alfaces d’água, que também decoram o espaço. No entorno, o paisagista plantou avencas, dinheiro-em-penca, onze-horas e a roseira-trepadeira, que é tutorada por arame para cobrir parte do muro.


O que é preciso saber sobre fontes e espelhos d’água
• Para ter espelho d’água é necessário rebaixar a área para que a superfície dele fique rente ao piso. A impermeabilização do espaço é fundamental. Na estrutura, use tijolo, concreto, plástico ou até borracha.

• As fontes podem ser compradas prontas ou montadas em vasos. São mais altas do que os espelhos d’água, porque são criadas acima do nível do solo. Os dois precisam de pontos de água e dreno.

• É importante utilizar uma bomba para manter a oxigenação e a movimentação da água. A potência varia de acordo com o tamanho do tanque. Se for colocar, precisa usar um sistema de filtragem específico.

• Para ter o “barulhinho” de água, instale cascatas ou biqueiras de aço que auxiliam na movimentação do líquido. Não se esqueça das espécies aquáticas, que dão charme ao tanque e colaboram na limpeza do local.

• As plantas mais usadas são papiros, aguapés, florde-lótus, alface-d’água, ninfeias e cavalinha. Mas lembre-se de retirar folhas e raízes em excesso, de tempos em tempos, para evitar o entupimento da bomba de circulação.

Fonte: Casa e Jardim

Um comentário:

  1. Alguem sabe me informar alguem em Goiânia que monta estas Bicas em VASOS ?

    ResponderExcluir