sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Veja algumas dicas para lidar com a rivalidade no trabalho e ser mais feliz

Foto: Getty Images
Se a rivalidade já existe entre grupos de amigos, irmãos e familiares, o que dizer então do ambiente de trabalho? Neste espaço de convivência onde a competição por reconhecimento, resultados e promoções faz parte do dia-a-dia, enxergar no outro um rival parece até estratégia de sobrevivência no emprego. Mas será que levar esse sentimento tão a sério traz algum tipo de segurança profissional?

Na lista abaixo, mostramos os pontos negativos e positivos (sim, eles existem!) para que você possa encontrar o equilíbrio perfeito entre os dois lados da questão.

Quando a rivalidade faz mal
Mesmo estando no mesmo “barco”, trabalhando para a mesma empresa e desenvolvendo projetos em comum, não é raro que profissionais encarem pelo menos um colega como rival. Seja porque o outro se destaca, tem mais habilidades de comunicação e ou é mais rápido, ele rapidamente acaba sendo visto como um adversário, ainda mais “perigoso” do que um rival.

A estratégia, em vez de gerar segurança e alerta, pode, ao contrário, atrapalhar o sucesso geral. De acordo com a especialista americana em saúde no ambiente de trabalho Danna Beal, a rivalidade prejudica o trabalho em equipe e, consequentemente, os resultados como um todo, sejam eles individuais ou coletivos.

Para a especialista Caroline Pfeiffer, diretora da consultoria de talentos LHH|DBM, a rivalidade desmedida cria uma preocupação com o outro, quando o profisisonal deveria apenas focar no seu próprio crescimento, aprendizados e limites. No caso de uma oportunidade de promoção, por exemplo, em que mais candidatos sejam considerados, ela recomenda uma reflexão: “O quanto, de fato, eu devo ser a pessoa escolhida para a vaga? Tenho o melhor perfil? É o melhor momento? Tenho sucessor para a minha atual posição? Doponto de vista do candidato a análise deve ser focada nele próprio, em seus próprios limites e não comparativamente. A comparação caberá aos gestores”, avalia ela.

Quando a rivalidade faz bem
Enxergar no profissional rival uma boa inspiração, e não um obstáculo, pode ser o segredo para transformar a rivalidade em um sentimento positivo. “Um bom exemplo disso é um time de futebol. É claro que todos querem destaque, porém em campo devem cooperar”, explica a especialista Caroline Pfeiffer.

Segundo ela, uma das principais competências necessárias no mundo corporativo é a capacidade de fazer o melhor e, acima de tudo, promover o melhor dos outros simultaneamente. “Cooperação, colaboração, trabalho em equipe, poder de influência e mobilização são palavras de ordem que só cabem na rivalidade saudável”, argumenta.

E como então um chefe de equipe ou gestor pode promover esse clima de equilíbrio no ambiente de trabalho? “Promovendo a meritocracia por um lado, sem abrir mão do espírito de equipe, por outro. Afinal, o profissional que colabora também deve receber o mérito por isso”, conclui Caroline Pfeiffer.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário