segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Você sabia que alguns alimentos podem minar seu cérebro?


Acredite se quiser: além de engordar e fazer mal à saúde, alguns alimentos também têm o poder de minar a sua capacidade cerebral. Sim, é isso mesmo. Certos tipos de comida escolhidos no dia a dia podem diminuir a capacidade intelectual. "As pessoas que optam pela praticidade dos alimentos prontos tendem a ter uma vida mais estressante e desregrada. Este estilo de vida, aliado a uma má alimentação pobre em substâncias antioxidantes que são importantes para a saúde das células, previnem o envelhecimento precoce e combatem os radicais livres, afeta o sistema nervoso diretamente", explica a nutricionista Roseli Ueno.

O resultado de não se alimentar corretamente e ainda ingerir extras que podem piorar a situação é alarmante. "Nosso sistema nervoso é formado por células que precisam de uma nutrição adequada para sua manutenção. Não nutri-las e também ingerir substâncias que as danificam, como aditivos, corantes, conservantes, flavorizantes e etc, fará, a longo prazo, com que o sistema nervoso central adoeça mais rapidamente. Como consequência, risco de doenças degenerativas, perda de concentração e memória, piora de função cognitiva", alerta a profissional.

Para não cair nessa cilada, anote as dicas da nutricionistas e mude seus hábitos à mesa já. "Excesso de todos os itens abaixo numa só refeição não traz nenhum nutriente bom ao organismo", avisa Roseli. A seguir, listamos alguns vilões que têm em sua composição muito de um dos três inimigos da sua inteligência. 

Carboidratos refinados
Justificativa: "Podem causar risco de diabetes, aumento de peso, resistência a insulina e piora da circulação sanguínea, o que afeta o cérebro", diz a nutricionista.
Evite: refrigerantes, chocolate, bolos, massas, pão, torradas, balas. 

Sódio
Justificativa: "A maioria proporciona em um só produto quase 50% ou mais de sódio do que é recomendado e isso traz problemas circulatórios, como excesso de retenção de líquidos, aumento da pressão arterial, problemas renais e ao longo dos anos poderá trazer doenças sistêmicas sérias como hipertensão, doenças cardiovasculares, etc", alerta.
Evite: caldo de carne em tablete, o próprio sal adicionado sobre os alimentos, bebidas alcoólicas em excesso, molho shoyo, temperos preparados como Fondor.

Gordura saturada
Justificativa: "O consumo excessivo detrói os neurônios e faz a pessoa ter vontade de comer ainda mais. Acumulada, ela vai obstruir veias, prejudicar a circulação sanguínea e, finalmente, acabar afetando o cérebro. Ela aumenta também os riscos de doenças cardiovasculares, pressão alta, derrame, aneurismas", ressalta Roseli. 
Evite: hambúrguer, batata frita, salsicha, bacon, biscoitos recheados, margarina.

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário