sexta-feira, 12 de abril de 2013

Você sabia que ouvir música durante o treino aumenta o rendimento em até 15%?

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images
Mais do que estimular e embalar as passadas da corrida, a música pode realmente melhorar o desempenho durante os treinos. Em estudo recente, o pesquisador Costas Karageorghis, da Brunel University, em Londres, sugere que a música pode melhorar o rendimento do treino em até 15%. De acordo com o cientista, um dos maiores nomes no estudo da psicologia da música no exercício, o resultado do som durante a prática de atividades físicas pode ser comparado ao estímulo de medicamentos legalizados para melhorar a performance. 

Música aumenta resistência e níveis de prazer
 
O estudo de Karageorghis mostrou queseleções musicais com pop e rock aumentaram a resistência dos corredores em até 15%, elevando também os níveis de prazer durante a prática do exercício. A companhia dos fones de ouvido ainda foi capaz de manter os voluntários positivos para aguentar o treino pesado, mesmo beirando a exaustão física. 

Trilhas sonoras transportam o praticante para outro mundo

Para os pesquisadores, treinar ouvindo a trilha sonora do seu filme favorito pode ser uma boa forma de melhorar o rendimento e manter a constância do exercício. Além de melodias e vocais impactantes, este tipo de música remete a uma história ou ambiente específico, despertando boas memórias. A trilha sonora também pode levar o praticante de atividades para uma realidade alternativa durante os exercícios, é quase como viajar para longe enquanto você corre na esteira da academia.  


Som faz percorrer distâncias mais longas sem que o praticante perceba

Os estudos mostram ainda que o som de  fundo aumentam a resistência durante a prática de atividades físicas, melhora o humor e pode até promover a eficiência metabólica. Ouvindo música é possível percorrer distâncias mais longas, pedalar de forma intensa ou nadar mais rápido do que o habitual – muitas vezes sem que a mudança seja notada pelo praticante.


Em estudo, ciclistas que ouvem música necessitam de menos oxigênio 
Em 2012, uma pesquisa da Universidade Sheffield Hallam, no Reino Unido, analisou o desempenho de ciclistas ao som de música. Segundo o estudo, os participantes que pedalaram no ritmo da música necessitaram de 7% menos oxigênio para fazer o mesmo treino quando comparados a atletas que não sincronizaram seus movimentos com um som de fundo. Os resultados sugerem que a música possa funcionar como um metrônomo, ajudando as pessoas a manter o ritmo constante, reduzindo passos em falso e gastos energéticos desnecessários

O órgão nacional que fiscaliza corridas de longas distâncias nos Estados Unidos, chamado de USA Track & Field, também mostra a influência que a música pode ter sobre o rendimento dos atletas. Eles estão proibidos de usar mp3 players durante as provas, com o objetivo de evitar vantagem competitiva e também garantir a segurança dos corredores.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário