quarta-feira, 3 de abril de 2013

Veja algumas estratégias infalíveis para seu filho comer bem



 Shutterstock
Se reeducação alimentar para adultos já é tão complicado, com as crianças é mais difícil. Você vai precisar adaptar as compras do mês – e colocar mais alimentos in natura no carrinho –, lidar com as recusas que certamente vão aparecer diante do novo cardápio e, por fim, mudar e o que você coloca no seu prato (sem esse esforço não vai rolar). Abaixo, 10 dicas para dar tudo certo na hora das refeições:
1. COMECE COM O QUE ELE GOSTA 

A partir de 2 ou 3 anos as recusas são mais frequentes, e o “eu não quero” vira hit nas refeições. Esse comportamento é normal, mas deve ser considerado como parte de um processo de aprendizagem, e não algo que vá determinar o paladar dele. Então, comece pelo o que seu filho mais gosta, nem que essa lista tenha apenas sete alimentos. Monte o prato, por exemplo, com cenoura ralada, arroz e frango, e ponha na mesa uma outra verdura ou legume, como a beterraba. Dali a três dias, misture à cenoura um pouco de beterraba. Progressivamente, você acrescenta um novo alimento. 

2. ESTABELEÇA UMA ROTINA 

Não, a ideia não é burocratizar as refeições. Mas ter horários ajuda por muitos motivos. Evita que seu filho passe o dia todo beliscando, e pesquisas mostram que isso favorece a obesidade. Você também consegue se organizar para sair mais cedo do trabalho um dia e chegar a tempo de jantar com ele. Se você não tem uma pessoa que ajuda na cozinha, adiante alguns preparos no fim de semana, como limpar e cortar folhas e legumes. Mesmo que você decida fazer um lanche rápido para o jantar durante a semana, vai ter à mão esses alimentos saudáveis prontos para o consumo. 

3. TENTE NOVAS COMBINAÇÕES 

Variedade é a palavra da vez. Isso significa nem servir a mesma coisa no almoço e no jantar nem fazer pratos mais elaborados. Se seu filho adora suco de banana, por que não misturar um pedaço de mamão na hora de bater? Para colorir o arroz, cozinhe-o com beterraba ou abobrinha. O filé de frango do almoço pode ser servido desfiado com milho e chuchu no jantar. 

4. DEIXE FRUTAS À MÃO 

Fique na altura do seu filho e veja se você consegue pegar as frutas que estão guardadas. Se não alcançar, ou mude a fruteira de lugar ou deixe algumas unidades em um lugar de fácil acesso. Ver todos os dias desperta o interesse, mostrou um estudo norte-americano. 

5. EXPLORE A CURIOSIDADE DELE 

Toda criança é um pouco curiosa e gosta de experiências. Essa é uma ótima fase para usar isso a seu favor. Combinem de comprar uma fruta nova por semana e experimentá-la de vários jeitos: suco, cortadinha, com outra fruta, no forno etc. 

6. INSPIRE-SE NOS DESENHOS 

Diga que o personagem preferido do seu filho adora comer frutas, legumes, vegetais e por isso que brinca muito. 

7. CONVIDE-O PARA AJUDAR 

Chame-o para fazer compras, peça ajuda para preparar a comida e para montar uma horta. 

8. PREPARE REFEIÇÕES ESPECIAIS 

Que tal um jantar de gala? Ou um café da manhã no quintal de casa ou no playground do prédio? Quebrar a rotina pode funcionar como um estímulo também. 

9. EXPLIQUE OS BENEFÍCIOS 

Diga claramente: laranja ajuda a não ficar gripado, banana evita dores nas pernas, mamão facilita o cocô sair sem doer o bumbum, cenoura ajuda a enxergar bem, abóbora faz os cabelos ficarem brilhantes etc. 

10. RESISTA ÀS TENTAÇÕES 

Espere ele dormir para abrir um pacote de bolacha recheada ou então tome refrigerante na rua. Se nesse processo ele ver você comendo “o que não deve”, vai ser mais difícil fazer com que ele adquira novos hábitos. 

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário