terça-feira, 9 de abril de 2013

Gravar sonhos é possível? Cientistas criam uma máquina capaz de gravar sonhos


Leitura tecnológica de sonhos
Sejam premonitórios, traumáticos ou mesmo corriqueiros, os sonhos são frequentemente acompanhados por imagens visuais muito vívidas.
Em vez de tentar interpretar os sonhos, pesquisadores japoneses descobriram uma forma de detectar essas imagens vívidas, ajudando os sonhadores a se lembrarem de seus sonhos.
Esse pode ser um caminho rumo a uma máquina de gravar sonhos, proposta recentemente por um cientista norte-americano.
Nesta pesquisa, os cientistas mostraram que modelos de aprendizagem de máquina, muito usados em automação industrial para identificar produtos em uma linha de montagem, podem prever o conteúdo das imagens visuais com base nas atividades neurais gravadas durante o sono.
Tomoyasu Horikawa e seus colegas usaram exames de ressonância magnética funcional (fMRI) para registrar os padrões de atividade no cérebro durante os primeiros estágios de sono (estágio pré-REM).
Na primeira fase do experimento, os voluntários eram acordados durante as fases iniciais do sono para contar com o que estavam sonhando.
Cientistas japoneses gravam conteúdo de sonhos
A leitura dos sonhos se mostrou muito precisa para alguns tipos de objetos e características desses objetos. [Imagem: Horikawa et al./Science]
Decifrando imagens do sonho
A equipe de pesquisa descobriu ligações entre os padrões registrados pela fMRI e os relatos verbais dos sonhadores quando eles relatavam os mesmos objetos.
A seguir, os cientistas passaram a comparar o padrões registrados com o banco de dados criado pelas respostas dos voluntários.
Finalmente, eles criaram um algoritmo que automatizou a tarefa, interpretando diretamente os sinais do exame neurológico e indicando os objetos com os quais os voluntários estavam sonhando.
Os resultados demonstram que as experiências visuais específicas durante o sonho são representadas por padrões de atividade cerebral semelhantes aos que ocorrem durante a percepção visual normal, durante a vigília, podendo levar a aparelhos capazes de recuperar o conteúdo dos sonhos.


Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário