terça-feira, 2 de abril de 2013

Aos fãs de chocolate, aprenda a fazer alfajor

Como fazer alfajor: veja a receita com recheio de dois chocolates
Foto: Divulgação
Como fazer a massa de alfajor:
Ingredientes:
150g de manteiga em temperatura ambiente
150g de açúcar
2 ovos
100g de chocolate meio amargo
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 colheres (sopa) de leite
300g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo:
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. Adicione os ovos um por um, batendo sempre. Em um recipiente à parte, derreta o chocolate em banho-maria. Ou no micro-ondas, em intervalos de 30 segundos, mexendo entre cada um. Incorpore o chocolate derretido, a baunilha e o leite à preparação anterior. Por último, acrescente a farinha e o fermento em pó. Forme uma massa e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Estique-a sobre a mesa enfarinhada e, com um molde ou um copo, corte discos de aproximadamente 6cm de diâmetro. Coloque em uma assadeira untada com manteiga e leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante uns 8 minutos, só até secarem.


Para o recheio:
Ingredientes:
200g de chocolate ao leite
100g de creme de leite

Modo de preparo:
Pique o chocolate bem fino e coloque em um recipiente. Esquente o creme de leite em uma panelinha e, um momento antes de ferver, despeje sobre o chocolate. Deixe descansar por 20 segundos e misture bem até obter um creme de chocolate ou ganache. Deixe esfriar por uma hora em temperatura ambiente, coloque em saco de confeitar e recheie os alfajores.

Para a cobertura:
Ingredientes:
300g de chocolate meio amargo
50g de manteiga ou margarina

Modo de preparo:
Derreta o chocolate com a manteiga em fogo baixo. Coloque os alfajores sobre uma grelha e banhe-os com a cobertura. Espere secar em temperatura ambiente.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário