segunda-feira, 29 de abril de 2013

Veja algumas dicas para evitar dores no uso de tablets e smartphones


Smarthphones, tablets, e notebooks fazem parte da vida moderna, permitindo estar conectado ao mundo a qualquer hora e em qualquer lugar.
Mas essa autonomia dada pela modernidade traz lesões nos dedos pelo excesso de digitação e problemas posturais.
Se a pessoa faz uso dos aparelhos e os posiciona de maneira confortável para os olhos, provavelmente seu uso se torna desconfortável para as mãos e braços.
Quando posicionados de maneira confortável para mãos e braços, é necessário posicionar o pescoço de uma maneira incômoda para a cabeça e coluna cervical.
A má posição da cabeça durante o manuseio dos tabletes e smartphones também pode levar a fadiga de alguns músculos responsáveis pelo posicionamento adequado, além de sobrecarregar discos da coluna cervical.
"A musculatura cansada dói, e os discos degenerados podem evoluir para uma hérnia de disco", alerta o ortopedista Mateus Saito, do Hospital das Clínicas da USP.
As dores resultantes do uso destes aparelhos podem ser tratadas com analgésicos e programa de fortalecimento e estabilização do pescoço e do dorso, através de exercícios específicos.
"Postura correta e o uso consciente são as melhores opções para usufruir das vantagens do mundo moderno sem comprometer a saúde, pois apesar da evolução estas ferramentas ainda não estão adaptadas para o uso por períodos prolongados", recomenda Mateus.
Dicas de postura para tablets e celulares
  • evitar o uso de aparelhos portáteis para produção de textos longos;
  • ao utilizar os aparelhos, procurar ficar numa posição de forma que haja um equilíbrio ente os olhos e as mãos;
  • fortalecer os músculos com atividades físicas de estabilização do tronco, sempre sobre a orientação de um profissional adequado;
  • evitar ficar mais de 30 minutos na mesma posição;
  • ao manusear o aparelho, distribuir a carga entre as duas mãos.


  • Fonte: Diário da Saúde

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário