quinta-feira, 25 de abril de 2013

Anda estressado no trabalho? Veja dicas para relaxar e ser mais feliz

Foto: Getty Images
Abril marca nos Estados Unidos o Mês Nacional de Consciência contra o Estresse e, por conta da ocasião, jornais e sites americanos têm o costume de publicar reportagens, gráficos e pesquisas mostrando os perigos de se render ao problema. Como o trabalho é uma das principais fontes de estresse no dia a dia, resolvemos reunir na lista abaixo tudo o que você precisa saber para combater esse desconforto.


Ações contra o problema
O estresse é uma conjunto de reações físicas e psicológicas que aparece como resposta do corpo a momentos de irritação e frustração. Como nem sempre é possível evitá-los, principalmente no trabalho, a melhor forma de lidar com situações estressantes é criar condições de relaxamento e prazer no meio da rotina. Um infográfico produzido pelo instituto Heart Math e publicado no jornal Huffington Post recomenda seis atitudes para o combate ao estresse:

1- Respirar fundo: inspirar como se você estivesse direcionando o ar para o centro do tórax tem uma função calmante. Faça o teste.
2- Fazer refeições saudáveis: alimentos processados, com muito sal ou gordura dificultam a digestão e aumentam a irritabilidade do organismo
3-Acalmar a mente: preocupação excessiva só piora o estresse, por isso, vale mais a pena pensar em soluções em vez de negar que elas existam. Trazer o passado à tona também é desperdício de tempo e energia.
4- Praticar atividades ao ar livre: caminhar, andar de bicicleta ou correr ou apenas dar um passeio sem compromisso. Tudo isso conta.
5- Criar tempo: para os filhos, marido ou namorado, amigos, não importa. Estar perto de pessoas queridas ajuda a reorganizar a mente. Faça disso uma prioridade.
6- Durma bem: o ideal é ter de seis a oito horas de sono por noite para garantir uma dia mais relaxado na manhã seguinte. A rotina anda apertada? Lembre-se de que o sono não pode ficar fora dela.

Estresse como vilão
Se você ainda acha que o estresse é passageiro e que não precisa fazer nada para evitá-lo, chegou a hora de repensar esse raciocínio: a condição está associada a mais de oito problemas de saúde, como má digestão, ciclo menstrual irregular e ganho de peso. A beleza também sofre com o estresse, já que ele está por trás da queda de cabelo e do surgimento de acne no rosto, apenas para citar dois problemas.

Celebridades contra o estresse
Como estão sempre na frente das câmeras ou sob os holofotes, muitos famosos costumam combater o estresse com afinco, afinal, eles sabem bem que qualquer desequilíbrio pessoal pode e será usado contra eles. Em sua série de reportagens sobre o estresse, o jornal “Huffington Post” também revelou o que celebridades fazem para combatê-lo. Na lista abaixo, estão as três melhores ideias:

Michelle Obama: “Os exercícios são importantes para mim, eles são terapêuticos. Por isso, se estou perto de explodir, coloco meu iPod, vou para a academia ou ando de bicicleta com as meninas”, contou a primeira-dama dos Estados Unidos à Marie Claire americana.

Brad Pitt: “Se eu estiver lidando com um problema estressante, começo a pensar em arquitetura. Ando pela área externa e penso no que preciso fazer pela estrutura da casa”, disse o ator à revista Parade.

Angelina Jolie: “Eu encontro um momento de meditação ao me sentar no chão para brincar de colorir com as crianças por uma hora, ou pular no trampolim”, contou a atriz e mulher de Brad Pitt à revista Stylist Magazine.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário