quarta-feira, 20 de março de 2013

Veja algumas dicas de como organizar seu dia a dia para ganhar mais tempo


Fernanda Carpegiani

  Gabriel Rinaldi
Quantas horas seu dia precisaria ter para você dar conta de fazer tudo o que gostaria e passar mais tempo com seu filho? É impossível esticar o relógio, mas tem como economizar um pouco de tempo aqui e ali em situações do dia a dia. CRESCER mostra como otimizar sua vida e ganhar mais 24 horas por semana para curtir sua família! 

Dia de mãe e pai deveria ter 48 horas. E, às vezes, ainda seria pouco! Há momentos em que tudo o que você queria era ter um pouco mais de tempo para brincar com seu filho e sentir que está aproveitando cada passo do desenvolvimento dele sem se preocupar em chegar atrasado ao trabalho. Ao menos é isso o que almejam 57% de nossos seguidores no Facebook que responderam a uma enquete sobre o que fariam se pudessem ter mais horas livres. O resultado é uma briga diária contra o relógio, alguns cabelos brancos e nenhum minuto de tranquilidade, nem para fazer o que é preciso, nem para estar com as crianças. 

Mas, calma! Com um pouco de organização é possível ganhar tempo – ou pelo menos não perdê-lo. “Quando você entra na rotina e cria hábitos, deixa a parte inteligente do seu cérebro livre para pensar nas atividades mais importantes”, afirma a consultora Sueli da Rocha, da Franklin Covey, empresa especializada em ajudar executivos a melhorarem seu desempenho em diversos aspectos da vida. É preciso criar um sistema que funcione para você, considerando seus horários e sua personalidade. 

Não sabe por onde começar? Calma, nós vamos ajudar você! Teste as dicas práticas que reunimos nesta reportagem e veja como é simples economizar horas preciosas nas tarefas do cotidiano para ter mais tempo com o seu filho. 
Dia a dia 

Escolha de roupas Ganhe: 30 minutos Por volta dos 3 anos, seu filho vai começar a querer vestir o que bem entender. O resultado são birras porque ele não quer colocar aquela calça ou porque encanou com uma combinação nada boa. Imagine isso de manhã, antes de ir para a escola, naquele momento em que cada segundo significa se atrasar ou não para os compromissos logo no começo do dia. Se por um lado a escolha de roupas pode ser um problema, é também um sinal de independência e maturidade que precisa ser estimulado e não deve ser totalmente reprimido. Então uma solução é limitar as opções. Ofereça três alternativas de sapato ou roupa para a ocasião em questão. Você também pode instituir um “uniforme”, mesmo que a escola não faça esse pedido, vestindo seu filho sempre com as mesmas cores, por exemplo – como short ou calça azul, camiseta branca e tênis. E deixar a sua própria roupa organizada na noite anterior também agiliza a tarefa. 

Cardápio da semana Ganhe: 1 hora 
Ter que pensar no almoço e no jantar de cada dia é estressante e consome muitos minutos da sua vida. Isso porque, nessa conta, entra: pensar em diferentes pratos balanceados e que agradem a todos, comprar os ingredientes e prepará-los (ou, se você tem alguém que ajude, orientar essa pessoa). É por isso que a artista plástica Thais Arcangelo de Toledo, 29 anos, mãe de Lorenzo, 2, já faz o cardápio da semana aos domingos, em vez de perder tempo com isso todos os dias. Assim, dá para preparar ou descongelar os alimentos e porções certas com antecedência, deixando tudo pronto só para esquentar. Em um dia de imprevistos, invista em alimentos rápidos de preparar, como abobrinha refogada com tomate e cebola (é só jogar tudo na panela e refogar), um creme de mandioquinha com espinafre ou de abóbora com carne desfiada. Os dois últimos só precisam de 15 minutos de panela de pressão e um mixer para bater tudo na panela mesmo (no caso da abóbora, separe a carne depois de cozida, desfie e junte depois de bater). 

Tarefas domésticas Ganhe: 30 minutos Precisa passar roupa? Pagar contas? Espere seu filho dormir para resolver essas questões. Aproveite as horas entre chegar do trabalho e colocar as crianças na cama para poder brincar, jantar todos juntos em família ou assistir a um filme com as crianças. A servidora pública Michelle Duarte, mãe de Marcos, 1 ano, usa essa tática todos os dias. “Como trabalho em horário comercial, procuro fazer a maior parte das tarefas domésticas à noite, depois que meu bebê dorme.” Assim, ele não fica chamando você nem desviando a sua atenção. É mais rápido dar conta das obrigações que não pode delegar quando você coloca o foco totalmente nelas. 

“Ajuda” na limpeza Ganhe: 20 minutos Deixar a casa em ordem, mesmo que seja só de final de semana, sem perder muito tempo é um grande desafio. Quando puder, use produtos dois em um, do tipo que limpam e desinfetam ao mesmo tempo, ou aqueles panos do tipo lenços umedecidos para limpeza, que são um ótimo quebra-galho na hora da pressa. E que tal chamar seu filho para participar das tarefas mais simples, como guardar a roupa na gaveta? “Faço aquela faxina uma vez por semana e vou mantendo. Mesmo tão pequeno, dou um paninho na mão do meu filho e o coloco para ‘me ajudar’. É uma maneira de fazer as coisas juntos. E brinquedo, roupa ou qualquer coisa que ele tire do lugar, ele mesmo guarda”, conta a estudante Aline Rezende, 26 anos, mãe de Vicente, 1 ano e 8 meses. 

Atividade física Ganhe: 2 horas Seja natação, aula de tênis ou mesmo caminhar no parque, una o útil ao agradável e leve seu filho junto. Você precisa e quer fazer um exercício físico, para melhorar a qualidade de vida e ficar em forma, mas também quer passar mais tempo com as crianças, então nada melhor do que combinar todas essas coisas em algumas horas de sábado, quando todo mundo está tranquilo. Você elimina os deslocamentos que seriam necessários para levar cada um – e você mesmo – à sua atividade se elas fossem feitas em dias e horários diferentes.

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário