terça-feira, 5 de março de 2013

Que tal uma cascata e um espelho d’água para receber os visitantes e transportá-los para uma atmosfera de paz?

Espaço zen 
Logo na entrada desta casa, em São Caetano do Sul, SP, uma cascata e um espelho d’água recebem os visitantes e os transportam a uma atmosfera de paz. O projeto de 583 m², realizado pelo paisagista Benedito Abbud, tem pouca diversidade de plantas, mas o desenho marcante da agave e das cicas colabora com a ideia de calma solicitada pelo morador, um empresário casado, pai de duas filhas. 

A cascata de pedras de origem vulcânica é o destaque do projeto. Ela tem inspiração marroquina, por isso notam-se os pequenos sulcos na parede. Além da função estética, a cascata esconde a casa de bombas e oculta o depósito da casa. 

A água do espelho d’água é reusada para que se inicie um novo ciclo. Uma tubulação a leva até o poço, o qual, à medida que enche, transborda: “A água da cascata cai no espelho d’água, que a leva de volta à bomba, onde é filtrada e novamente levada ao poço”, conclui o paisagista. Uma lâmina de água, com seixos ao fundo, contorna a sala de estar e massageia os pés de quem caminha por ela. Um deleite para relaxar.



Revestida com pedras de origem vulcânica, a cascata produz um efeito bem natural no projeto. Os maciços de agave (1), com aparência árida, ganharam a companhia das arbustivas cicas (2)



O paisagista tirou partido do grafismo e criou uma bordadura no piso de mármore travertino para o espelho d’água correr até o interior da casa


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário