quarta-feira, 27 de março de 2013

Para quem é fã de sorvete, olha que novidade interessante: Sorvete probiótico é gostoso e traz benefícios à saúde


Sorvete probiótico é gostoso e traz benefícios à saúde
Após 120 dias de armazenamento a -18º C, o sorvete probiótico manteve os níveis de bactérias probióticas vivas acima do exigido pela legislação.[Imagem: UFBA/Banco de imagens SXC.HU]
Probióticos
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) criaram um sorvete feito com leite fermentado, apresentando em sua composição a presença de microrganismos probióticos.
Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias ou leveduras, que exercem funções benéficas no organismo de seus hospedeiros quando ingeridos em quantidade adequada.
Alimentos como leite fermentado, iogurte e coalhadas podem ter probióticos entre seus componentes, assim como suplementos comercializados em farmácias, nos quais os microrganismos vêm embalados na forma de sachês, capsulas, pó e tabletes.
A diferença entre as formas alimentícia e farmacêutica dos probióticos está no tempo de vida dos microrganismos presentes.
Os alimentícios possuem tempo de vida curto e devem ser muito bem refrigerados, a fim de manter essa vida o mais longa possível, para que os benefícios do alimento não se percam.
Isso não é problema para o caso de um sorvete, que fica naturalmente congelado.
Priscilla Pereira dos Santos, idealizadora do sorvete probiótico, comprovou que a adição de diferentes estabilizantes não interfere na composição final do produto.
Vantagens dos probióticos
Se armazenado em temperatura adequada, o sorvete pode ser utilizado por um ano, ou seja, possui um prazo de validade de um ano com os microrganismos vivos.
Após 120 dias de armazenamento a -18º C, o produto manteve os níveis de bactérias probióticas vivas acima do exigido pela legislação.
Entre os benefícios trazidos pelos alimentos probióticos estão:
  • equilíbrio microbiano intestinal
  • prevenção de distúrbios típicos como a diarreia
  • estimulação do sistema imunológico
  • ajuda na redução de colesterol e da intolerância à lactose
  • aumento do valor nutritivo e terapêutico dos alimentos
  • maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos
  • aumento na produção e fixação de cálcio e ferro
  • prevenção de cáries e doenças de pele
  • propriedades anti-infectantes

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário