quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O que pessoas bem-sucedidas fazem na primeira hora de um dia de trabalho


Steve Jobs perguntava a si mesmo se gostava do que fazia. Foto: AP Images
Semana pós-feriado prolongado começando, agenda cheia de compromissos, tarefas atrás de tarefas. Dar conta de tudo pode ser uma missão quase impossível, mas para o colunista da revista de negócios Fast Company, Kevin Purdy, o segredo da boa administração do tempo está na primeira hora de trabalho.

Segundo ele, grandes empresários como Steve Jobs, morto em 2011, e David Karp, presidente do Tumblr, usam esse momento do dia paraavaliar a rotina e focar no lado humano de seus negócios e não na “máquina” que faz tudo girar

Na lista abaixo, selecionamos do artigo de Purdy as ações mais comuns na primeira hora de trabalho de quem é bem-sucedido no que faz. Veja e inspire-se.
  • 1
    Pasmem! Eles nem checam os e-mails
    O fundador do Tumblr, David Karp, disse em entrevista a uma publicação americana que tenta, com esforço, não checar e-mails antes das 9h30 ou 10h da manhã.  O motivo? “Ler e-mails em casa nunca é bom ou produtivo. Se alguma coisa for urgente, as pessoas vão ligar ou mandar mensagens”, disse ele.

    O colunista Kevin Purdy, da Fast Company, usa o exemplo para destacar em seu artigo o comportamento moderno de sempre esperar uma resposta rápida do outro e deixa claro que logo no começo do dia não é preciso que essa máxima seja levada tão a sério assim. Será que não vale a pena já ir acostumando colegas e até o chefe a esperar um pouco mais pela resposta?

  • 2
    Agradecem!
    O guru da auto-ajuda Tony Robbins, que tem seguidores bem-sucedidos por todo o mundo, pede a seus discípulos que, assim que acordem, reservem uma hora, trinta minutos ou no mínimo quinze para rezar um mantra motivacional. Boa parte desse momento deve ser reservado para a reflexão das coisas pelas quais são gratos: família, amigos, carreira, tudo. A outra parte consiste em visualizar tudo o que se quer da vida como se elas já estivessem presentes hoje. O truque aqui é tentar acordar um pouco mais cedo e, sem a ansiedade de se preparar para sair, focar na meditação. Será que a gente consegue?

  • 3
    Engolem o sapo maior
    O consultor de administração do tempo Brian Tracy se inspirou em uma frase do escritor Mark Twain para compor um de seus livros de auto-ajuda: “Se você engolir o maior sapo logo de manhã, nada mais parecerá tão ruim no resto do dia”. Em inglês, a expressão “engolir um sapo” não quer dizer “levar desaforo para casa”, como em português, mas sim fazer o que é mais difícil. A regra aqui é clara: nada de deixar para resolver depois o que pode ser feito agora. A dica para administrar bem as tarefas está em elencar as prioridades, das mais urgentes para as menos. Pensar sobre elas no caminho da casa para o trabalho pode adiantar o processo.

  • 4
    Perguntam a si mesmos se fazem o que querem
    O famoso discurso de Steve Jobs na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em 2005, é um dos mantras motivacionais mais compartilhados do momento. Jobs disse: “Quando eu tinha 17 anos, li uma frase que era um pouco assim: ‘Se você vive cada dia como se fosse o seu último, um dia você vai estar certo’. Isso me marcou e, desde então, pelos últimos 33 anos, tenho olhado para o espelho todas as manhãs e me perguntado: Se hoje fosse o último dia da minha vida eu gostaria de fazer o que estou prestes a fazer hoje? E se a resposta fosse 'não' por muitos dias seguidos, eu sabia que precisava  mudar alguma coisa”. Essa dica vale seguir à risca, não?

  • 5
    Mantêm contato
    A última coisa que o fundador de uma empresa precisa fazer é responder a cada uma das reclamações dos clientes, certo? Errado. Segundo o empresário Craig Newmark, da bem-sucedida empresa de anúncios Craigslist, responder os usuários é o que o prende à realidade. No dia a dia, esse comportamento pode ser traduzido em fazer perguntas aos mentores e trocar experiências com colegas. É nesse momento da rotina do trabalho que fica mais fácil fazer contato com as pessoas, antes que as tarefas comecem a se acumular na mesa e a "socialização" acaba ficando em segundo plano.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário