quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Mostra de decoração em Minas Gerais vai até o dia 30 de setembro e traz 12 ambientes que valorizam o conceito de sentir-se bem


Tiradentes
A pequena Tiradentes, emMinas Gerais, exala história e cultura. Um dos palcos daInconfidência Mineira, início do processo que culminou na Independência do Brasil, que é comemorada agora no próximo dia 7, a cidade é um dos centros históricos da arte barroca no Brasil, tombada como Patrimônio Histórico Nacional. Além de conhecida pelo seu conjunto arquitetônico típico e resquícios de Mata Atlântica, são os eventos culturais e gastronômicos que marcam o seu calendário e levam turistas para lá durante o ano todo. E é até o dia 30 de setembro que um novo atrativo chega à cidade: a primeira Casa e Conforto.

A mostra, que acontece no antiquário A Estrela, reúne 12 ambientes de decoradores e artistas de todas as regiões próximas a Tiradentes. A ideia não é valorizar o luxo e o requinte, mas o aconchego do lar. “Não é só decoração, é algo mais cultural, sobre o conceito de conforto em casa. O importante é que falemos a mesma linguagem, mesmo com estilos diferentes”, conta a curadora Ivana Marcondes Rodrigues.

Aberto todos os dias, o evento trará atrações especiais. “Pretendemos ter algumas palestras, aos fins de semana, com referências locais da arte e decoração, como Luciano Cortez, professor de literatura da UFMG e artista plástico, que tem um trabalho interessante mesclando a arte e literatura”, completa Ivana.

Baseando-se nos grandes eventos das capitais, Ivana conta com a parceria de Mario Mora na organização e idealização. Ela afirma que o objetivo da “marca” é sempre crescer. “A ideia é realizá-la todos os anos e, a partir dela, gostaríamos de criar ramificações como uma feira só de antiguidades, livros, artesanatos. Seriam várias edições a cada ano de temas diferentes”, explica. Ela confidencia ainda uma vontade de inaugurar uma revista de mesmo nome para acompanhar toda a produção cultural da cidade de Tiradentes.
A Casa e Conforto Tiradentes surgiu de uma vontade em comum de um grupo de amigos. “Como aqui é uma cidade pequena, todos nós temos muito contato e sempre tivemos o desejo de fazer algo assim, em conjunto”, diz Ivana. Além da intenção de criar um bom evento nesse segmento, essa se tornou uma oportunidade de valorizar a produção de artistas da região e chamar a atenção de novos turistas.

Serviço
Local: Antiquário “A Estrela” – Av. Governador Israel Pinheiro, s/n (1 km do trevo de Tiradentes)
Tiradentes, MG
Quando: Até o dia 30 de setembro
Ingressos: Entrada franca
Fachada da Casa Conforto Tiradentes

Espaço Inês Rabelo (Quarto Íntimo)
Espaço Gustavo Nascimento (Quarto Dorsel )
Espaço Mario Mora e Ivana Marcondes Rodrigues (Sala da Lareira)

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário