quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vai ser mamãe? Veja alguns cuidados que você precisa ter nas festas de fim de ano...


Que cuidados as grávidas devem ter nas festas de fim de ano?
Foto: Getty Images
Fim de ano todo mundo já sabe: encontros de família, festas com os amigos, shopping lotado para as compras, viagens e muita agitação.

Para curtir as comemorações sem grandes transtornos, algumas dicas são importantes de serem seguidas pela mulher que está grávida. Sem exageros, a gestante pode fazer tudo. Ou quase tudo.

Confira abaixo algumas dicas de como celebrar o fim de ano da melhor maneira possível à espera do seu bebê:
  • 1
    Alimentação da grávida durante as festas
    Durante o fim de ano ou ao longo de toda a gravidez, a recomendação é sempre a mesma:todos os excessos devem ser evitados. Se a mulher não tem contraindicação, como diabtes, por exemplo, ela pode comer de tudo. "Só não pode esquecer que é importante comer de três em três horas. Como a ceia é um pouco mais tarde, o ideal é se alimentar nesse intervalo", explica a ginecologista e obstetra Érica Mantelli.

    "Prefira saladas, evite comidas codimentadas e, claro, o excesso de gordura. A grávida pode experimentar um pouquinho de tudo e evitar o clichê de que está comendo por dois. O grande pecado da alimentação em geral é o exagero", afirma Érica.

    Carnes e sobremesas fazem parte da lista dos liberados, mas com cautela. Evite carnes cruas e alimentos que podem ter risco de salmonella, como maionese, fio de ovos, alimentos com ovos, ou muito gordurosos. "A digestão na gravidez já é mais lenta e dificultada por conta do metabolismo alterado e as mudanças hormonais. Doces estão liberados mas, se possível, opte pelas frutas. Cuidado com as frutas cristalizadas, que têm muito açúcar e podem contribuir para o aumento de peso e acúmulo de gordura", justifica Érica.
  • 2
    Álcool nem pensar
    A grávida não tem desculpa, álcool durante a gestação, nem pensar. Os médicos afirmam que ainda não existe uma dose de álcool segura que possa ser ingerida durante a gravidez. "Por isso, preferimos não arriscar. O álcool atravessa a barreira placentária e chega até o bebe, prejudicando mais o feto do que a mãe porque o bebê demora mais tempo para processar o álcool. Dependendo da exposição, a ingestão de álcool pode levar ao trabalho de parto prematuro, abortamento prematuro e retardo mental", explica a médica. Então já sabe, brinde com água de coco, suco de frutas e até refrigerante, em pouca quantidade, mas nunca com bebida alcoólica.
  • 3
    Hidratação: tenha sempre uma garrafinha por perto
    A hidratação na gestação é duplamente importante, principalmente durante a estação mais quente do ano. "A melhor amiga da grávida é uma garrafinha de água. Ela precisa beber, no mínimo, de dois a três litros de água por dia. Se a mulher for à praia ou fizer exercícios no calor, deve ingerir ainda mais líquido", reforça Érica Mantelli. Segundo ela, o calor provoca queda da pressão, causa enjoo e tonturas.
  • 4
    Não vá sozinha para as compras
    Um café da manhã reforçado, garrafinha de água na bolsa e muita disposição. Se chegou a hora de fazer as compras de Natal e você não quer fazer os pedidos pela internet, opte pelos períodos com menos movimento, pela manhã e durante a semana. Os shoppings são boas opções pela refrigeração, mas evite andar sozinha. "Pode cair a pressão arterial por causa do calor. Quando chegar em casa, descanse. Coloque as pernas elevadas a 45º, de 30 a 40 minutos, para repousar e melhorar a circulação das pernas", sugere a obstetra. 
  • 5
    Viagens
    Se você vai viajar, pergunte ao seu médico se você está liberada para isso. Em alguns casos, a grávida não pode pegar avião e até as empresas aéreas exigem comprovação médica de que você pode embarcar. Também é importante saber se o seu obstetra vai viajar e ter todos os contatos dele para qualquer emergência.
  • 6
    Aproveite as festas sem culpa
    Não existe restrição para os horários em que a gestante deve dormir ou até que horas pode ficar acordada, mas é recomendado que ela tenha horas pontuais de repouso. "Se ficar muito tempo sem dormir a mulher pode ficar irritada, afetando o bebê, porque eles estão ligados e os hormônios dela passam para ele. Se a grávida quiser curtir uma festa, pode ir sem culpa desde que compense no dia seguinte, colocando as pernas elevadas e descansando", diz Érica Mantelli. Desde que o som não esteja incomodando a gestante, o volume e a gritaria dos ambientes de festas não atrapalham o bebê, garante a médica. "Só cuidado com as aglomerações, pois a gente nunca sabe o que pode acontecer", finaliza.


Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário