segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Como usar o FGTS: dicas para aplicar o recurso na vida financeira


O FGTS pode assegurar a realização de metas e um futuro mais tranquilo. Basta saber aplicá-lo. Foto: Getty Images
Por Pollyana de Moraes


Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é um termo pouco familiar, mas sua sigla – FGTS – é uma velha conhecida dos trabalhadores.

Pensando nisso e à caminho do ano novo, montamos uma lista com dicas certeiras que ensinam a administrar esse recurso para quem deseja conseguir, quem sabe, realizar alguns sonhos em 2013. Quer comprar o primeiro imóvel, reformar a casa ou ter uma aposentadoria tranquila? O FGTS pode ajudar. Saiba como a partir das recomendações abaixo.
  • 1
    Primeiro passo, entenda o que é
    FGTS é um fundo a que todo trabalhador com carteira assinada tem direito. Mensalmente, o empregador deposita nessa conta o equivalente a 8% do salário bruto. Esse valor, diferentemente do que muita gente pensa, não é descontado em folha e sai do bolso da empresa ou de quem contrata o funcionário.

    O recurso serve para dar um suporte financeiro ao trabalhador e só pode ser sacado em situações determinadas, como: demissão sem justa causa, aposentadoria, morte do próprio ou de dependentes e para comprar, reformar ou construir um imóvel. O site da Caixa Econômica, que gere o fundo, tem ainda outras situações mais específicas que permitem o saque. “O casamento, que já foi uma dessas, não é mais, a menos que os recém-casados estejam buscando uma casa própria”, explica o presidente da ONG FGTS Fácil, Mario Avelino.
  • 2
    Aplique o dinheiro de acordo com metas
    Para quem passou por uma demissão e recebeu uma boa quantia de FGTS, os especialistas recomendam cautela para não envolver todo o dinheiro nas despesas até conseguir uma nova colocação no mercado. “Quando um trabalhador é demitido, ele recebe também o seguro-desemprego para se sustentar pelos primeiros meses. O ideal é usar esse dinheiro e as economias anteriores. O valor do FGTS pode ir para uma poupança ou para financiar um bem”, diz o coordenador do Comitê Trabalhista do Sindicato de Serviços Contábeis do Rio de Janeiro, Lucio Fernandes.

    Se o interesse for adquirir um imóvel, dar entrada em um ou reformar o que se tem, mais pessoas da mesma família ou o cônjuge de união estável podem ser envolvidos no processo. “No caso de compra da casa, todos que contribuíram com o FGTS serão proprietários”, define Lucio.

  • 3
    Fique atento ao saldo mensal do fundo
    Segundo a Caixa Econômica, o trabalhador deve receber em casa, a cada dois meses, um extrato com as informações da conta. É possível ainda cadastrar uma senha pela internet e fazer o acompanhamento online. Esse controle é importante porque o fundo depende do depósito do empregador e vale a pena checar se esse dever está sendo cumprido.

    “Estimamos que milhões de brasileiros têm saldo menor que o devido e sequer sabem disso porque só lembram do FGTS nas situações em que ele pode ser sacado”, alerta o presidente da ONG FGTS Fácil Mario Avelino.


    Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário