segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O simples não quer dizer feio ou destituído de conforto. Quer dizer autêntico.

Escolha uma casa para viver: a primeira não é tão grande, tem luz natural e vasinhos de flor na janela, cheiro de comida caseira, algumas paredes coloridas, fotos de família e objetos garimpados em viagens. A segunda é bem maior. Tem poucos móveis, paredes invariavelmente brancas e muitos pontos de luz artificial. Se a sua escolha foi a primeira casa, saiba que você comprova a tese de que o mundo caminha para a busca da simplicidade.

Segundo o diretor-chefe de criação da Philips Design, Stefano Marzano, “a casa do futuro será mais parecida com a casa do passado – a dos nossos avós – do que com a do presente”. O designer Marcelo Rosenbaum concorda: “É preciso valorizar as coisas de família, porque são esses elementos que constroem o ser humano. Você pode ser moderno, clean, mas exibir uma estátua cafona que era da sua mãe. Isso é ser autêntico”. E é preciso valorizar as coisas do Brasil. Que o diga o arquiteto Sig Bergamin. “Não se deve ter preconceito contra peças artesanais: cestaria, cerâmica, bordados. Adoro o nosso país porque possibilita a mistura”, afirma ele.




1 - Móveis vibrantes
Não dá mais para conviver sob o mesmo teto com o móvel de madeira escura herdado dos seus pais? Ótima desculpa para pintá-lo. Peças antigas, como o sofá Luís 15 original da decoradora Neza Cesar, ficam maravilhosas com cores vibrantes. A peça da foto, onde dorme o boxer Sathya, foi transformada pelo escritório de estilo de Neza. Ganhou tecido adamascado turquesa,da Larmod, e pintura automotiva no mesmo tom. A dica da decoradora para encorajar os iniciantes é “começar pelas peças menores”. A escolha da cor pode partir dos gostos pessoais. “Olhe para o seu guarda-roupa e veja qual cor mais se repete. Sinal de que você gosta dela”,diz. Tela de Isabelle Tuchband.
Arquivo

Arquivo
2 - Frutíferas para um jardim “de interior”Se você precisa eleger duas ou três plantas para a sua casa, aposte em frutíferas. "Elas aludem à infância, ao quintal da casa de interior, e atraem pássaros", diz a paisagista Paula Galbi. As espécies mais indicadas e com porte mais elegante são a jabuticabeira, a laranjeira-kinkan, a romãzeira e a pitangueira. Plante espécies a partir de 1,60 m de altura. Em vasos, o diâmetro mínimo para acomodá-las é de 50 cm.
3 - Fios ocultosSe a fiação não foi embutida e programada no projeto de instalações da casa, uma reforma limpa é suficiente para ocultá-la. Lance mão de painéis de madeira e de gesso ou faça furos atrás dos móveis para esconder os fios. A limpeza visual do home theater ou do escritório é essencial para aumentar o aconchego do ambiente.
 
Arquivo


























Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário