quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A Importância das Proteínas para o Organismo

Para que nós tenhamos uma vida tranquila em questões de saúde, é necessário que nossa alimentação esteja adequada às necessidades do nosso organismo, sendo balanceada e fornecendo a ele todos os nutrientes. Entre esses nutrientes encontramos as proteínas que são de extrema importância. As proteínas são nutrientes presentes em todas as células que constituem nosso corpo, elas constroem e reparam os tecidos neles existentes.
Além das funções construtoras as proteínas assumem ainda funções como a função reguladora, estando presentes em hormônios e enzimas reguladores dos processos fisiológicos e metabólicos ligados às atividades físicas e a função energética, fornecendo energia quando os lipídeos e carboidratos são insuficientes para satisfazer as necessidades energéticas.
Para que as funções proteicas sejam realizadas com eficiência, é necessário um consumo de 50 gramas de proteína por dia.

As proteínas são facilmente encontradas, estando presentes em alimentos que consumimos com frequência, que não faltam à nossa mesa, sendo eles os de origem animal e origem vegetal, como por exemplo, as carnes bovinas, suínas, a carne de peixe, as carnes de frango, os ovos, leites e seus derivados, cereais, grãos e as sementes, as frutas, os legumes e as verduras entre outros. Acrescente proteína ao seu cardápio com receitas deliciosas utilizando esses alimentos como por exemplo uma receita de lombo de porco ou uma receita de picanha gralhada com molho de ervas.
Quando o nível de proteína no organismo está inferior ao por ele necessitado, o crescimento e o desenvolvimento do corpo são afetados, o sistema imunológico enfraquece, a cicatrização se torna difícil, acarreta problemas cardíacos, problemas respiratórios e insuficiências renais, reumatismos, anemias, acidez no sangue, queda dos cabelos, enfraquecimento da pele, enfraquecimento das unhas entre muitos outros problemas.
Enfim, o descuido com a alimentação gera uma série de transtornos na saúde. Quando há nutrientes em excesso no organismo o corpo reclama da mesma forma quando há uma baixa quantidade deles havendo diferenças apenas nos problemas gerados por cada uma das situações. Fazer exercícios físicos com regularidade, ingerir bastante água e comer os alimentos que forneçam a nutrição necessária é a melhor maneira de garantir uma boa saúde.

Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário