quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Descubra as Funções dos Carboidratos no Organismo

Os carboidratos são vistos como grandes vilões na luta pela perda de peso, estando sempre presentes em alimentos saborosos que são quase sempre irresistíveis. Porém, consumidos na medida certa realizam funções importantes no nosso organismo, que são elas: a função de armazenamento energético, sendo os principais responsáveis pelo armazenamento de energia do nosso corpo, a função de regular o funcionamento proteico, evitando que as proteínas sejam usadas na produção de energia, a função de determinar a forma de utilização de gorduras para suprir fontes de energias imediatas, a função de participar do bom funcionamento do sistema nervoso central, participar dos processos de excreção e participar da estruturação das células.
Os carboidratos são encontrados em alimentos como pães, bolos, biscoitos, biscoitos recheados, roscas e em todos os tipos de massa, em grãos como feijão, lentilha e outros, nos cereais como aveias, granolas de cereais, milho entre outros, nas frutas, doces, hortaliças, leites e derivados, etc.
Para que os carboidratos desempenhem suas funções de maneira eficiente e sem acarretar aumento de peso, diabetes e degeneração da capacidade visual entre outros problemas causados pelo excesso de carboidratos no organismo recomenda-se a ingestão de 100 gramas diários desse nutriente. Algumas receitas podem introduzir o carboidrato na alimentação de forma saborosa como na receita de arroz primavera ou na receita de lasanha ao molho branco.
Assim como o excesso de carboidratos causa danos ao nosso corpo, a deficiência deles também causa problemas de saúde, como desânimo, cansaço, disfunções proteicas, problemas intestinais, distúrbios no sistema nervoso central, e má formação das células.
Os carboidratos são os vilões e os mocinhos de nossa alimentação, pois isso, nós devemos consumi-los de maneira correta para que não altere o bom funcionamento do nosso corpo. As delicias que são compostas por carboidratos devem permanecer em nosso cardápio, sempre combinadas com outras refeições que ofereçam os outros nutrientes exigidos pelo nosso organismo.
Cuidar da nossa saúde é uma tarefa simples, basta um pouco de informação e boa vontade. Uma boa opção é incrementar o cardápido com receitas saudáveis.

Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário