sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Alimentação das Crianças

Uma alimentação balanceada é de extrema importância para nós adultos, pois mantém nosso organismo já formado em um bom estado de saúde.
Na infância, essa importância é redobrada, pois, uma boa alimentação não só mantém o bom funcionamento do organismo, mas é essencial para a formação correta deste.
Quando crianças, nosso corpo está em constantes transformações, nosso organismo está em fase de construção e amadurecimento.
A alimentação nessa fase deve ser rica em nutrientes como proteínas, por exemplo uma receita de lagarto recheado, vitaminas e carboidratos, por exemplo uma receita de arroz primavera, de maneira que devem ser oferecidos alimentos como frutas, verduras, legumes, carnes, leites, cereais entre outros.
Os carboidratos são de extrema importância, pois fornecem às crianças toda a energia necessária para seu desenvolvimento físico e intelectual, promovendo o bem-estar e a vivacidade, além de colaborar com o funcionamento do sistema nervoso central e na formação das células.


Fonte: Diário da Saúde
A carência de proteínas no organismo infantil pode acarretar a má formação dos órgãos, problemas de pele, baixa imunidade, disfunções do sistema nervoso, anemias e muitos outros problemas relacionados às funções protéicas
Já a carência de vitaminas causa outros danos graves à saúde infantil. A ausência de vitamina A, por exemplo, é a principal causadora das cegueiras evitáveis além de levar crianças a mortes causadas por infecções, já que sua ausência debilita o sistema imunológico, e enfraquece as mucosas que também são utilizadas como barreiras de proteção contra essas infecções.
Uma dieta nutritiva assegura um bom crescimento e desenvolvimento, sendo assim alimentos industrializados, com açucares em excesso e gordurosos devem ser evitados.
Os alimentos gordurosos no cardápio infantil podem causar excesso de peso, problemas cardiovasculares precoces, diabetes, colesterol ruim alto entre outras doenças que são mais ofensivas ao organismo infantil que ainda está em formação e amadurecimento.
É necessário que os pais e educadores tenham responsabilidade na hora de alimentar suas crianças, evitar receitas muito calóricas, para que elas não sejam alimentadas apenas pelas delícias que as agradam, mas sim por alimentos que as nutrem realmente, e assim colaborar para o seu crescimento saudável.


Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário