segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aproveite o Melhor das Carnes na Alimentação

Cheirosas e gostosas. Assim são as carnes que estão sempre presentes em nossa alimentação, simplesmente irresistíveis. Normalmente as dividimos em dois grupos: Carnes vermelhas e carnes brancas. Encontramos no primeiro grupo alguns tipos de carne como as carnes bovinas e suínas, e no segundo grupo podemos encontrar as aves e os peixes.
As carnes vermelhas são ricas em lipídios, ferro, vitamina, proteínas de alto valor biológico e zinco, sendo muito importantes para o crescimento e desenvolvimento, para a prevenção da anemia, para a formação do sangue e de algumas enzimas respiratórias, além de fortalecer o sistema imunológico. Consuma a carne vermelha com uma deliciosa receita de lagarto recheado.
Por outro lado, são ricas também em gorduras saturadas e colesterol, causando danos a saúde quando não consumidas de maneira correta. Seu consumo exagerado pode levar a hipertensão, câncer, problemas cardíacos, colesterol alto entre outros problemas de saúde.
O frango pertence ao grupo das carnes brancas, que são muito mais indicadas que as vermelhas. A carne do frango é rica em proteínas, ferro, e vitaminas, que estimulam o humor, a atenção, a concentração, a qualidade do sono, o sistema respiratório, a dilatação dos vasos sanguíneos, e fornecem energia. São importantes para estômago, o intestino, a pele, o cabelo, os olhos, a boca e o fígado, podendo causar com a sua ausência problemas como anorexia, lesões na pele, estomatite entre outros.
Tem baixo teor de gordura saturada e é recomendada em dietas, porém sua pele pode ser muito prejudicial à saúde por ser gorda, causando descontrole no nível de colesterol e problemas cardiovasculares. Sendo assim, a carne do frango só é saudável se estiver sem pele. Uma boa idéia de utilizar o frango como prato principal é essa receita de frango com creme de ervas.
Encontramos ainda não só com o frango, mas também com o gado o problema da vacinação e tratamento hormonal que recebem o que pode, quando consumidos em exagero, causar problemas ao nosso organismo.
Ainda no grupo de carnes brancas encontramos a carne de peixe, rica em minerais como o iodo, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e flúor, e possui teor de gorduras saturadas ainda mais baixo que a de frango. Os nutrientes presentes nela diminuem o risco de doenças cardíacas, do endurecimento das artérias e auxilia o desenvolvimento cerebral e a regeneração das células nervosas.
Livres de tratamentos hormonais e vacinas, os peixes são sempre bem-vindos ao cardápio, devendo-se ter apenas a atenção de não preparar uma carne estragada, e ter cuidado com os espinhos nelas encontrados.
Podemos citar ainda um terceiro grupo de carnes: o da carne de soja. A carne de soja é de origem vegetal. Um alimento rico em proteínas e fibras, que tem ausência de gorduras saturadas, o que a torna uma carne muito saudável.
Por outro lado se consumida em excesso pode acelerar doenças de articulações por ser muito ácida para o sangue, e também não deve substituir as carnes de origem animal, pois não contem a vitamina B12 e tem baixo teor de ferro, devendo ser utilizada como complemento no cardápio.
Enfim, incremente seu cardápio utilizando receitas com carnes. Todas as carnes são saudáveis e devem ser consumidas, sem exageros, e de maneira correta para que nosso organismo possa usufruir das proteínas, vitaminas, zinco e ferro encontrados nas carnes bovina e suína; das proteínas, gorduras insaturadas e do ferro apresentadas na carne do frango; da ômega 3 e vitaminas apresentadas na carne de peixe e das fibras e proteínas apresentadas na carne de soja e, com elas ter uma vida saudável.

Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário