quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Hemerocalis - Flor de um dia

O Jardim Inglês  escrito em sexta 12 junho 2009 09:33

O estilo Inglês veio para contrapor os padrões rígidos e simétricos dos jardins franceses e italianos, onde as formas retas e as topiarias são a marca registrada.
Ele valoriza a paisagem natural e o desenho curvilíneo e arredondado, tanto nos caminhos quanto na construção dos canteiros, maciços e bosques.
É fundamental a utilização de extensos gramados respeitando a ondulação natural do terreno, entremeados por grandes e sinuosos maciços de plantas herbáceas floríferas, com clareiras e pequenas colinas, sempre nos dando a sensação de andar por um bosque antigo, onde não exista a intervenção do homem.
Outro elemento presente são os lagos ou riachos, com plantas aquáticas como as vitórias régias, as famosas ninféias do pintor impressionista Claude Monet, que durante muitos anos e até o fim de sua vida, representou em suas obras o seu jardim em Giverny, típico representante deste estilo.

Ana Batezati
permalink

Suculentas - Esculturas da natureza  escrito em terça 09 junho 2009 11:37

As suculentas ou "gordinhas" como são comumente conhecidas, possuem representantes em grande quantidade das famílias botânicas, que vão desde as grandes agaves, passando pelas echeverias ou rosas-de- pedras até as minúsculas e raras plantas-pedra, estas últimas muito difíceis de serem cultivadas e restritas a colecionadores.
Elas são assim conhecidas, por possuirem a capacidade de acumular água em suas folhas e caules.
De modo geral, as suculentas podem ser pendentes, arbustivas ou rasteiras. Algumas são ideais para forração e outras, como cerca viva. Ficam muito bem em jardins áridos, compondo junto aos cactos, pois possuem necessidades parecidas.
Pode-se compor canteiros formando extratos de diversas alturas, entremeados por pedras e pedriscos brancos fazendo a forração.
São juntamente com os cactos, verdadeiras esculturas da natureza, utilizadas em diversos estilos paisagisticos.

Ana Batezati
permalink

Composição paisagistica  escrito em domingo 07 junho 2009 12:36

O primeiro passo quando se pretende implantar um jardim, é pensar no estilo que será usado, assunto que abordaremos em outros artigos. Mas por hora devemos imaginar, que o jardim deve sempre ter a mesma linguagem, ou pelo menos um estilo na frente da residencia e outro na parte dos fundos.
 Deve-se pensar antes de mais nada, em delimitar caminhos, pontos de parada e observação, locais de descanso com bancos e pergolas, buscando ressaltar neste pontos uma linda vista, como montanhas ou lagos, visto que a criação de uma paisagem deve sempre ressaltar o que ja existe no entorno, destacando o que é belo, e camuflando uma paisagem indesejavel.
Outra preocupação que devemos ter é com relação às necessidades das plantas que serão usadas.
Se pretendemos implantar um jardim rochoso, devemos optar por espécies de cactos e suculentas, que necessitam de pouca água e sol pleno, e jamais colocar no mesmo canteiro, plantas de necessidades diferentes destas; como as bromelias por exemplo, que requerem bastante umidade e sombra.
Em posse destas informações pode-se planejar espaços agradaveis e funcionais, visando o laser e a contemplação.
Até a próxima.
Ana Batezati
permalink

Hemerocalis - Flor de um dia  escrito em quinta 04 junho 2009 12:22

O Hemerocalils hybrida, também conhecido como lírio amarelo, lírio de um dia ou lírio-de-são-josé, é uma herbácea perene, pertencente a família Hemerocallidaceae, nativa da Ásia.
O nome origina-se do grego hemero=dia e kallos=beleza.
É uma planta de floração abundante, muito utilizada no paisagismo de áreas públicas, por sua ampla gama de cores, baixa manutenção e preço reduzido.
Além do baixo custo com manutenção é também utilizado em regiões de clima frio, devido a sua resistência a geadas.
Pode ser utilizado isolado ou em maciços, compondo canteiros, floreiras e bordaduras em regiões específicas.
A floração vai de setembro a março, proporcionando um belo espetáculo de cores.

Fonte: Blogorama

Nenhum comentário:

Postar um comentário