sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Guia de caldinhos para o inverno não tão frio...

As sopas aquecem as noites frias e, não à toa, crescem nos cardápios de inverno. Mas a verdade é que quando se fala em inverno no Brasil, a gente não precisa tanto de roupas ou comidas que nos esquentem muito. 

E é aí que entra o caldinho. "Os caldinhos são servidos em qualquer estação. A sopa é mais invernal, o caldinho é mais refrescante", compara Fabio Battistella, chef do restaurante Meza e do bar Doiz.

Mas a diferença não é só uma questão de temperatura. "A sopa nasceu para ser um prato, não tem reaproveitamento. Sopa de palmito, creme de funghi... são todas feitas do zero. O caldinho é um prato de reaproveitamento, onde se usa aquelas partes de frutos do mar ou de carnes que ninguém come. A cabeça do peixe, os miúdos do animal", explica o chef. "O caldinho é feito de ingredientes baratos, de sobras. Ninguém faz caldinho de lagosta. Você cria uma sopa de lagosta, um creme, mas nunca transforma em um caldinho", exemplifica.

Pois para dar um refresco a esse inverno com sol de verão, separamos algumas receitas de caldinho, para equilibrar a temperatura do seu cardápio. Confira as receitas abaixo e faça na sua casa:


Caldinho de feijão



Foto: Divulgação
Botequim Informal é famoso pela variedade de petiscos no cardápio, mas o caldinho de feijão da chef Karla Keide é um hit. Anote a receita:

Rendimento: 
8 porções

Ingredientes:
500g de feijão preto 
3,5l de água
125g de chispes/pé de porco (2 unidades, aproximadamente)
50ml de caldo de carne seca2
2 folhas de louro 
1/2 xícara (65g) de bacon
2 colheres (sopa) de pasta de alho

Modo de preparo:
Limpar bem o pé de porco (chispes). Molhar o pé de porco aproximadamente por 1 hora para retirar o sal. Cozinhar o feijão com a água, caldo de carne seca, louro e chispes. Quando o feijão estiver cozido, bater tudo no liquidificador.

Em uma frigideira, colocar o bacon picadinho e fritar. Quando estiver dourado, acrescentar a pasta de alho e refogar. Acrescentar o refogado ao caldinho de feijão. Ajustar o sal. Servir acompanhado de torresmo e salsa picada.



Caldinho de vaca atolada

Caldinho de vaca atolada está entre as opções do boêmios. Foto: Divulgação
Confira a seguir a receita do caldinho de vaca atolada do Botequim Informal. Rende 12 porções.

Ingredientes
250g patinho
1kg aipim
50g óleo
100g cebola
50g alho
200g tomate
5g louro
20g caldo de carne
5g tomilho
1,8 litro de água
5g de pimenta do reino
10g de sal

Modo de preparo
Separe e pese todos os ingredientes. Com uma faca bem amolada, corte o patinho em cubos grandes, retire as sementes do tomate e "bata", bem batidinho. Em uma panela de pressão, em fogo médio, faça um refogado com óleo, cebola e alho. Na mesma panela, frite o patinho até que fique dourado. Acrescente o tomate batido, louro, caldo de carne e a água e feche a panela. Cozinhe na panela de pressão por aproximadamente 50 minutos. 

Quando a carne estiver "desmanchando", retire da panela e desfie. No caldo que ficou na panela, cozinhe o aipim por aproximadamente 30 minutos. No liquidificador, bata o aipim cozido até virar creme. Em uma panela em fogo baixo, coloque o creme de aipim e a carne desfiada. Depois, tempere com pimenta do reino, sal e salsa picadinha.

Caldo verde light

Caldo verde light
A nutricionista Carolina Ribeiro ensina a preparar caldo verde em versão light.

Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo de soja ou canola
1 dente de alho picado
1 cebola média picada
5 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
3 chuchus médios descascados e cortados em cubos
1 litro de água fervente
1 molho de couve manteiga cortado em tirinhas finas
10 fatias de peito de peru cortadas em cubos
Sal a gosto

Modo de preparo:Em uma panela, refogue no óleo o alho e a cebola. Junte o chuchu e a batata. Adicione a água e sal a gosto. Quando a batata estiver cozida, desligue o fogo e bata tudo no liquidificador. Volte à panela, espere ferver e adicione a couve fatiada. Ajuste o sal e, antes de servir, acrescente o peito de peru.

Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário