terça-feira, 28 de agosto de 2012

Copa do Mundo: Desafio para a engenharia brasileira


O Brasil é, literalmente, um País em construção. Com diversas necessidades na área de infraestrutura e com a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada nos próximos anos, há muito a ser feito em todas as regiões do País, com inúmeros benefícios a todas as parcelas da população.
 São obras de grande complexidade e que se apresentam como um forte desafio para a engenharia brasileira, sobretudo devido aos prazos. São altas as expectativas geradas principalmente nas cidades-sede.


Habitação, hotelaria, saneamento, transporte, saúde, energia, e mesmo centros esportivos e estádios, tudo passa pela construção, protagonista neste processo e que vem num processo crescente em termos tecnológicos e produtivos. Técnicas e produtos mais modernos e eficientes favorecem a melhor qualidade das edificações e a otimização de custos a curto, médio e longo prazos.
 Uma obra bem planejada, bem executada, com produtos de qualidade e corretamente aplicados, tende a exigir menos correções e manutenção futura. Isto vale tanto para uma residência quanto para uma usina hidrelétrica. Neste contexto, destaca-se o uso de impermeabilizantes, produtos que aos poucos conquistam espaço entre profissionais do setor e consumidores, demonstrando uma mudança de cultura, na qual se privilegia a qualidade construtiva à frente de soluções para suas patologias.


O uso de impermeabilizantes pode representar cerca de 2% do custo total de uma obra residencial, em média, e se traduz em segurança, uma vez que detém a umidade e os males por ela causados, como manchas, vazamentos, trincas e danos estruturais, além de problemas de saúde.
 Fabricantes do segmento têm desenvolvido um trabalho focado na formação de mão de obra e na difusão de informações sobre os impermeabilizantes, bem como no desenvolvimento de produtos que atendam a uma extensa gama de aplicações, inclusive as edificações voltadas especificamente para os eventos esportivos.
 Estima-se que serão investidos mais de R$ 33 bilhões somente em infraestrutura para a realização da Copa do Mundo de 2014 no País.


As obras necessárias ao atendimento destas competições serão ainda mais valorizadas com o uso de impermeabilizantes, pois serão construções que deverão durar décadas e, consequentemente, poderão exigir grandes quantias de recursos em manutenção futura. É uma relação custo/benefício positiva, uma vez que 90% da longevidade das obras têm relação direta com os serviços de impermeabilização e os produtos aplicados, que protegem as estruturas das intempéries.
 Esses eventos são para o Brasil, não apenas uma oportunidade de atrair a atenção do mundo para nossas belezas naturais e incrementar o setor turístico, como também de avançar em termos de qualidade de vida, infraestrutura e eficiência construtiva. Produtos que antes eram acessíveis a uma pequena parcela das obras realizadas no País, como os impermeabilizantes, hoje estão disponíveis para todos os consumidores, atendem a normas técnicas e oferecem garantia de desempenho.

Fonte: Central Estratégica

Nenhum comentário:

Postar um comentário