quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Twitter reflete mudanças de humor dos usuários ao longo do dia

Se você é daqueles que, pela manhã, é o mau humor em pessoa, saiba que nem todos compartilham dessa mesma sensação. Pesquisa realizada por uma universidade americana concluiu que as pessoas acordam de bom humor, mas este sentimento vai se deteriorando ao longo do dia, melhorando novamente na hora de dormir. Aproximadamente 2,4 milhões de usuários do Twitter - e seus tweets - serviram de fonte para a pesquisa, que constatou que a melhora de humor costuma acontecer a partir do jantar.

"Muita gente pode argumentar que o humor evolui assim apenas porque as pessoas vão para o trabalho, mas nós vimos que o padrão se repete também no sábado e no domingo”, afirma Scott Golder, sociólogo e autor do estudo, publicado na revista"Science".

A fim de identificar como os sentimentos positivos e negativos das pessoas evoluem diariamente, os  pesquisadores da Universidade Cornell, Estados Unidos, analisaram um total de 509 milhões de tweets, durante 3 anos. O estudo constatou ainda que os dias sem trabalho são os mais felizes para os usuários do Twitter. 

“É possível que ao sermos acordados pelo despertador o nosso ritmo natural seja interrompido, o que não acontece aos fins de semana, quando acordamos de forma natural”, comenta Michael Macy, sociólogo e co-autor do estudo.

Os pesquisadores também notaram uma relação entre o humor e as condições climáticas. À medida que o verão se aproxima e os dias ficam mais longos, o humor melhora. Já no inverno, com dias mais curtos, o humor piora. Estas tendências foram percebidas em usuários de 84 países diferentes, sugerindo que existe algo de caráter universal relacionado com os ritmos cardíacos, além de fatores externos como estresse e rotina diária de trabalho.

A psicóloga Gema Galgani Mesquita, pesquisadora da Unicamp, acredita que o ciberespaço é uma área de conhecimento nova, que existe há apenas algumas décadas e, assim, não permite generalizações."Além disso, o ato de ficar sentado ou deitado por muito tempo pode provocar alterações de humor, porque é sabido que o movimento físico libera a endorfina, substância que promove alegria", pondera Gema.



Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário