quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fondue pode ser light? Como?


As fondues da Casa da Suíça, no Rio de Janeiro / Foto: Divulgação
O frio chegou para valer no Brasil e, com ele, vem uma vontade súbita de comer fondue. Relativamente simples de preparar, a refeição ainda proporciona a delícia de receber os amigos em volta da mesa, com uma garrafa de vinho para acompanhar. Mas, como fazer esse prato e não se acabar nas calorias?

O maitre Arnaldo de Paula Souza Filho, que trabalha há 25 anos no Restaurante Casa da Suíça, dá algumas dicas. “Uma maneira saudável de comer a tradicional fondue de queijo é trocar o pão por uma fruta com densidade, tipo maçã ou pera, ou cogumelos tipo champignon”, ensina ele. “Outra possibilidade é substituir o carboidrato por legumes como pepino, abobrinha ou cenoura, levemente cozidos”, acrescenta.

Um dos hits da Casa da Suíça é a Fondue Chinesa, uma criação do chef Volkmar: em vez de frita, a carne é cozida num consomê. Outra variação é a Fondue Verão, onde a carne é cozida numa mistura de vinho tinto com especiarias.

Aprenda a fazer a Fondue Verão


Outra boa opção de fondue mais light é a vegetariana. Na receita, bolinhas de massa de aipim recheadas com cubos de legumes são cozidas em consomê e servidas com três molhos: choron (molho holandês misturado com purê de tomate), gengibre (gengibre ralado misturado com creme chantily) e cebola com cerveja preta.


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário