segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pão com recheio de avelã: dá para saborear no café da manhã ou no chá da tarde


Receita de pão com recheio de avelã
Equipe Cozinha Pequena / Renata Damasio
É uma grande alegria para a gente, do blog Cozinha Pequena, inaugurar esse novo espaço com vocês, aqui no Canal GNT! Estamos trazendo nossas panelas e um pouquinho do que fazemos para compartilhar com vocês. Somos o Leandro, a Debora e a Renata, três apaixonados por cozinha, que escrevemos, fotografamos e compartilhamos quase que diariamente nossas aventuras por nossas cozinhas. O nome do blog não é à toa! As nossas cozinhas são pequenas de verdade, mas dentro delas, o limite para a criação é infinito! E é justamente essa imensidão de possibilidades que nos inspira!

Nossa maior paixão é a cozinha caseira, com cheiro de infância e sempre cheia de amigos e filhos. Sem dúvida, é o melhor lugar de nossas casas. Hoje, para nossa estreia aqui nesse espaço, escolhemos um alimento ancestral e que mais representa o que somos e gostamos: é acolhedor, está presente em todas as refeições, aquece a cozinha e a alma – o pão! Esse é um pão especial, docinho, que pode fazer o seu café da manhã muito mais gostoso ou acompanhar um delicioso chá da tarde. Você vai precisar de:

Ingredientes para a massa:
340g de farinha de trigo
1 e 1/2 colher de chá de fermento biológico seco instantâneo
2 colheres de chá de açúcar
Meia colher de chá de sal
60g de manteiga derretida e já fria
1 ovo, batido
160ml de leite morninho
Mel à gosto, para pincelar no final

Ingredientes para o recheio:
100g de avelãs, inteiras
70g de açúcar
15g de cacau
50g de manteiga amolecida

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture com um garfo. Em seguida, abra um vulcãozinho e coloque o restante dos ingredientes. Como uma colher, misture um pouco os ingredientes e em seguida, comece a sovar. Se você tiver uma batedeira com gancho, sove na menor velocidade. Outra alternativa, é sovar na mão mesmo, fazendo movimentos de vai e vem, até a massa ficar bem homogênea, lisa e bem macia.

Forme uma bola com a massa e coloque dentro de uma tigela. Cubra com uma camada dupla de filme plástico e leve para crescer, num local quentinho de casa, até dobrar de volume. Enquanto isso, faça o recheio. Leve as avelãs ao forno pré-aquecido, 180ºC para que torrem levemente, aproximadamente 7-10 minutos. Em seguida, coloque as avelãs num processador, junto com o açúcar e o cacau. Bata até que as avelãs fiquem bem trituradas. Retire do processador, acrescente a manteiga e misture até virar um creminho homogêneo.

Assim que a massa dobrar de volume, coloque-a numa superfície enfarinhada e abra com um rolo de macarrão, fazendo um retângulo de 30x40. Espalhe o recheio sob o retângulo, deixando mais ou menos 1cm de borda. Faça um rolinho seguindo a direção do lado maior do retângulo. Descarte as pontinhas e corte o rolo  em 9 fatias, mais ou menos no do mesmo tamanho. Coloque os pedaços da massa numa assadeira quadrada, de 20cm, untada com manteiga e com uma camada de papel manteiga em baixo. Deixe um espaço entre os pedaços de massa, como mostra a foto. Cubra a assadeira com pano de prato e deixe até os pedaços dobrarem de volume. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180oC.

Quando dobrar de volume, leve a assadeira ao forno e asse até que fique dourado. Retire do forno e pincele uma fina camada de mel no pãozinho ainda quente. Espere esfriar um pouco e sirva a seguir. Não é irresistível?


Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário