segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Receber os amigos de última hora para um almoço ou jantar em casa parece difícil? Só parece. É possível improvisar


Evelyn Müller
Frita com azeite, tomilho, alho picado e sal grosso, a massa do cotidiano vira um aperitivo requintado. Servido em panelinhas de ferro, como estas, da Utilplast, fica mais tempo aquecido. Não se esqueça do guardanapo, como o modelo da Again, para o convidado apoiar o tira-gosto

Montar um cardápio bacana de última hora para visitas inesperadas, com aperitivo, entrada, prato principal e sobremesa, parece impossível. Mas acredite: ao dar uma incrementada aqui e outra ali, legumes, folhas, frutas e carnes que você tem à mão na despensa e na geladeira viram pratos deliciosos e sofisticados.
Para abrir o apetite dos convidados, uma massa recheada, pré-cozida, que você tenha no freezer, vira um tira-gosto bem diferente. A sugestão das irmãs Edir e Ana Maria Nascimento, da 339 Gastronomia, é simples de fazer. Basta fritar a massa em azeite com tomilho, alho picado e sal grosso, e servi-la em panelinhas de ferro com guardanapos para apoiá-la. A intenção é que se coma de pé ou sentado no sofá, de uma maneira bem descontraída. E o ponto a favor é que você fugiu da mesmice dos queijos e salgadinhos.
Com a mesma pegada simples, use as folhas que encontrar na geladeira para a salada: diferentes tipos de alface e rúcula, e frutas como figo e melão darão um up no visual do prato. Uma fatia de presunto cru arremata o sabor da mistura, assim como o molho de vinagre balsâmico e mel. O prato principal tem rosbife de filé mignon com molho rôti. “É sempre bom ter no freezer uma bela peça de mignon ou contrafilé, que são carnes versáteis”, diz Edir. Para acompanhar, prepare um arroz que misture presunto, uvas-passas brancas e pretas e batatas-bolinha cozidas e fritas na manteiga com alecrim e salsinha.
Sofistique e leve à mesa o rosbife fatiado com o molho e os acompanhamentos já servidos no prato. A graça é enformar o arroz: “Caso não tenha uma forminha, use o espremedor de batatas com fôrma”, aconselha Edir. Por fim, a sobremesa a que poucos resistem: musse de coco coberta com coco queimado. Com esse cardápio impecável, você vai arrasar na recepção e os seus convidados é que vão sair surpresos.
Evelyn Müller
Nos pratos da Again, a mistura de folhas com figo, melão e presunto cru torna a entrada sofisticada. Talheres Roberto Simões, copos Art de Vie Marché e toalha Mesalinho
Salada de folhas e frutas
Ingredientes150 g de melão amarelo boleado / 250 g de presunto cru dobrado em forma de rosa / 1 pé de alface-americana grande / 2 pés de minirrúcula / 2 pés de alface-romana baby / 1 pé de alface-roxa / 1 pé de alface-crespa / 8 figos frescos (ou se preferir, salteados em azeite e mel) / 2 fios de mel / 3 fios de azeite / 200 ml de vinagre balsâmico / Suco de 1 limão / Sal a gosto / Pimenta-do-reino a gosto
PreparoEscolha as folhas mais novas e frescas e distribua-as em bowls individuais. Acrescente as bolinhas de melão, os presuntos já dobrados em forma de rosa e os figos cortados em fatias ou ao meio. Misture todos os ingredientes do molho e sirva à parte.
Rosbife de filé mignon com molho rôti
Ingredientes1 peça de filé mignon limpa, com aproximadamente 2 kg / Pimenta-do-reino moída, a gosto / 1 colher de sopa de mostarda / Barbante para amarrar o filé / 3 dentes de alho / 1 folha de louro / 1 cebola picada / 1 tomate picado / 100 ml de vinho tinto / 2 tabletes de caldo de carne / 1 colher de sopa de molho shoyu / 1 colher de sopa de manteiga gelada
Preparo da carneTempere a carne com mostarda, sal e pimenta. Enrole a peça para que fique com formato cilíndrico. Em uma panela grande, acrescente a manteiga, os dentes de alho inteiros e a folha de louro. Grelhe a carne por aproximadamente seis minutos, apenas para dourar por fora. Desligue o fogo, passe a carne para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido bem quente. Asse por aproximadamente 12 minutos. Retire do forno e coloque na geladeira para resfriar. Depois de frio, fatie bem fino e reserve.
Preparo do molhoAqueça novamente a panela onde foi grelhado o filé mignon e coloque a cebola, o tomate, o louro, o vinho tinto e os tabletes de caldo de carne, e deixe reduzir. Depois de pronto, coe e junte o molho shoyu e a manteiga gelada. Jogue por cima do rosbife.
Rendimento: 6 pessoas.
Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário