terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Muitas vezes os pais não dão a devida atenção aos seus filhos. Veja algumas coisas que seus filhos gostariam que vocês soubessem


  shutterstock
- Preste atenção em mim, e não apenas no que estou fazendo de errado.
Claro que você quer educá-lo da melhor forma possível, e o tempo todo está fazendo isso, mas divida o tempo que fica com ele para apenas... CURTI-LO! Não importa a quantidade de horas que você está ao lado dele (mesmo!), mas, sim, o que acontece durante esse período. Seja espontâneo. Se você não é do tipo que rola no chão, há diversas outras formas de você mostrar que se preocupa com ele, como um bom bate-papo, um jogo de videogame, um livro lido a dois. O que faz diferença é você estar inteiro naquela hora. 

- Não me peça para ficar quieto quando estou com raiva, permita que eu fale o que estou sentindo. É difícil mesmo ver como seu filho tão pequeno pode estar tão abalado com alguma situação de que não gostou. Mas explodir e não deixar a criança expressar o que está sentindo faz com que ela se sinta desamparada por perceber a ira dos pais. Assim, ele se vê obrigado a guardar aquele sentimento para não ver os pais bravos. Isso pode trazer problemas de comportamento no futuro ou, ainda, regressões em seu desenvolvimento, como voltar a sujar as calças quando já largou as fraldas. Ajude a criança a lidar com a raiva, por meio do diálogo e do seu amor. 

- Eu já sei que errei e estou arrependido. Não precisa ficar tão bravo comigo. 
A ocasião mais complicada para dar uma punição em uma criança por mau comportamento é quando ela já está realmente arrependida do que fez. Se ela ficou triste com sua atitude errada, isso significa que sua consciência está viva e sadia. Além do que ela aprendeu errando. Ter essa consciência é o melhor impedimento para a repetição do erro. Ao perdoá-la, você ensinando-a a lidar com a culpa e aprendendo o sentimento de perdão. Nesses momentos a criança entende que você se preocupa com ela e o ama muito, independente do que possa acontecer. Isso é amor incondicional. 

- Eu sei que você quer me proteger, mas eu posso tomar algumas decisões e ajudar em diversas coisas no dia a dia. Basta você me ensinar. Aos poucos, você pode ajudar o seu filho a fazer as suas próprias escolhas em coisas simples, como escolher o tênis que quer usar, a escova de dentes do Batman ou do Buzz Lightyear. Toda vez que você deixa seu filho tomar uma decisão, ele sente que tem mais controle sobre sua vida, e é positivo. Ele vai passar a cooperar ainda mais para conseguir o controle que está constantemente procurando. Além disso, há muitas tarefas que a criança pode assumir, não só para ajudá-lo em casa, mas porque ele se sente importante em poder contribuir. Ele simplesmente precisa de você para lhe ensinar como fazê-las, seja na hora de arrumar a mesa, as gavetas, alimentar os animais de estimação. 

Fonte: Crescer

Um comentário:

  1. eu estou na pré-adolescência tenho um irmão de 3 anos, meus pais nunca me dão atenção minha amiga não conversa mais comigo estou muito triste e não sei o que fazer eu choro todo dia de tristesa e raiva eu me sinto inutil com vontade de morrer, hoje mesmo minha mãe disse que iriamos ver um filme ela está lá dormindo, cara ela tinha me prometido, quando é pra ver filme com meu irmão ela vê numa boa faz pipoca compra doce, eu me sinto odiada, ela disse que não está aguentando fazer nada mas quando meu irmão quer fazer algo ela faz super feliz. eu estou querendo gritar de raiva e morrer ninguém gosta de mim ninguém me elogia ninguém sabe o que é sofrer. ��

    ResponderExcluir