segunda-feira, 16 de abril de 2012

Quer uma vida mais saudável? Saiba como melhorar sua digestão

Melhore a digestão

É comum encontrar pessoas que se queixam de mal-estar, "queimação no estômago" e outros sintomas que indicam problemas digestivos. Quem sofre deste mal acaba perdendo um pouco do prazer proporcionado por uma boa refeição e sente dores bem desagradáveis. Mas esse mal-estar pode ser evitado com algumas mudanças de hábitos. Confira!
- Concentre-se na refeição
Assistir televisão ou falar ao celular enquanto come atrapalha a digestão. Por isso, reserve o momento da refeição para saborear cada garfada com tranquilidade.
- Coma em um local calmo e silencioso
O ambiente tem muita influência em seus hábitos alimentares. Em um clima agitado, por exemplo, você come nervoso e com pressa, e isso se reflete em sua saúde. Portanto, escolha um lugar tranquilo e silencioso, de preferência ao lado de boas companhias.
- Evite o jejum prolongado
Alimente-se a cada três horas. Para isso, invista no hábito de ter sempre à mão uma barrinha de cereais, uma fruta fresca ou um saquinho com um mix de frutas secas e castanhas.
- Estabeleça uma rotina para as refeições
Apesar do corre-corre, procure alimentar-se sempre no mesmo horário. Reserve um tempo na sua agenda para comer com calma.
- Relaxe após a refeição
Bata um papo com os amigos ou leia um livro agradável por 15 minutos antes de retomar suas atividades. Assim você permite que seu organismo faça a digestão adequada dos alimentos e evita problemas digestivos no futuro.
- Evite alimentos pesados à noite
Dê preferência a refeições leves e de fácil digestão, como sopas, saladas e grelhados. Os pratos gordurosos dificultam a digestão, causam mal-estar e podem atrapalhar seu sono.
- Mastigue bastante
Quanto mais triturado o alimento chega ao estômago, melhor é sua digestão. Por isso, nada de pressa, mastigue bem e várias vezes antes de engolir!
- Capriche na seleção do cardápio
Para uma boa digestão, evite frituras, carnes gordurosas, alimentos ácidos e bebidas alcoólicas. Por outro lado, frutas, legumes, verduras e cereais integrais são recomendados.

Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário