quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cuidado com a desidratação. Beba água o tempo todo.


Água e líquidos

Assim como nosso planeta, nosso corpo, em sua maior parte, é constituído por água. Os líquidos compõem cerca de 2/3 dele. E, como diariamente ocorrem perdas destes líquidos corporais através da respiração, suor e urina, é preciso repor o que foi perdido. 

A água é imprescindível para o funcionamento normal do corpo e para a manutenção da saúde. A falta dela pode causar dores de cabeça, tonturas e até redução na performance dos exercícios.  

A quantidade necessária varia individualmente, de acordo com a idade, altura, peso, condições climáticas, quantidade de exercícios físicos e qualidade da alimentação.

Para suprir estas necessidades, os líquidos podem vir de diversas fontes. Desde água pura até alguns tipos de alimentos. Mas nem tudo o que é líquido hidrata. O café e alguns tipos de refrigerante, por exemplo, contêm cafeína, que tem efeito diurético. Então, a dica é: quando consumir bebidas cafeinadas, aumentar o consumo de água.

Aliás, fique atento. Consuma água antes mesmo de sentir sede. Quando a sensação de sede vem é sinal de que o corpo já está um pouco desidratado. Programe-se e tenha sempre uma garrafinha de água com você.

Para manter-se hidratado, facilite a ingestão de líquidos, consumindo sucos de frutas, chás e água pura. O ideal é tomar, em média, de 6 a 8 copos de líquido por dia. E quando fizer exercícios, não esqueça de aumentar este consumo.

Fonte: Vida Saudável

Nenhum comentário:

Postar um comentário