terça-feira, 6 de março de 2012

Mescla de elementos e cores contrastantes define o projeto de David Guerra

Na fachada da Hi-Lo, o contraste entre o cobogó floral branco e pórtico metálico fúcsia
Na fachada da Hi-Lo, o contraste entre o cobogó floral branco e pórtico metálico fúcsia
Para fugir do modelo, o encontro de opostos
Algumas quadras da rua Rio de Janeiro, em Lourdes, Belo Horizonte, significam para os consumidores de moda da cidade o acesso ao universo fashion de ponta e de luxo. Nesse endereço da capital mineira localiza-se a Hi-Lo, loja projetada pelo arquiteto David Guerra e identificada por sua fachada branca em cobogó, um contraponto ao pórtico fúcsia.
Inaugurada no primeiro semestre deste ano, a Hi-Lo (contração das palavras inglesas high e low, alto e baixo, em português) é uma loja multimarcas de moda feminina e acessórios que, como o nome sugere, procura construir sua personalidade mesclando elementos opostos.
Segundo o arquiteto David Guerra, autor do projeto da loja, as proprietárias se propunham a alterar o quadro conservador da moda feminina oferecida em Belo Horizonte, repetidor de modelos consagrados em outras metrópoles.
Elas revelaram também ao arquiteto estarem saturadas do modelo exaustivamente repetido nos interiores desses ambientes: espaços rigorosos e metódicos, “cartesianos demais”, classifica Guerra. Portanto, a Hi-Lo deveria oferecer um clima mais intimista, “até mesmo romântico”, ele detalha.
Representar na área externa da loja e no seu espaço interior a mescla de elementos contrastantes foi a tarefa à qual Guerra se dedicou, sem esquecer que a proposta conceitual deveria converter-se em arquitetura com a observância de limites econômicos rígidos. A composição algo antagônica manifesta-se já a partir da fachada com blocos brancos de concreto usinado de 40 x 40 centímetros, em contraste com o pórtico metálico em tom fúcsia.
Representar na área externa da loja e no seu espaço interior a mescla de elementos contrastantes foi a tarefa à qual Guerra se dedicou, sem esquecer que a proposta conceitual deveria converter-se em arquitetura com a observância de limites econômicos rígidos.
A vitrine foi colocada na lateral da loja
A vitrine foi colocada na lateral da loja
Balcão botonado/caixa na área de acesso
Balcão botonado/caixa na área de acesso
O branco cria um clima mais intimista e delicado na área de escolha
O branco cria um clima mais intimista e delicado na área de escolha
A composição algo antagônica manifesta-se já a partir da fachada com blocos brancos de concreto usinado de 40 x 40 centímetros, em contraste com o pórtico metálico em tom fúcsia.
Elemento presente na arquitetura moderna, a estrutura do tipo cobogó da Hi-Lo está assentada sobre uma empena cega, configurando-se a aparência de um rendilhado.
A composição plástica dos blocos (semelhante a uma flor) foi aproveitada na comunicação visual da loja - é esse desenho que conecta as palavras Hi e Lo na logomarca que encima o pórtico metálico da fachada.
A estratégia de trabalhar os opostos foi repetida por Guerra na composição dos espaços interiores, constituídos basicamente por dois ambientes.
Na parte mais próxima da entrada, o espaço para a escolha das roupas é mais suave, com “leveza e romantismo nas cores branco, prata e dourado seco”, explica Guerra.
O ambiente é definido por papéis de parede nos expositores/biombos, tecido botonado na parte de atendimento e a parede atrás dos expositores revestida com uma espécie de renda feita com embalagens do tipo longa vida, trabalho de autoria do artista plástico Léo Piló, que o realizou com a contribuição de uma comunidade de catadores.
Detalhe da parede rendilhada. Para a execução de cada símbolo foi necessário abrir dez embalagens
Detalhe da parede rendilhada. Para a execução de cada símbolo foi necessário abrir dez embalagens
 
O uso do vermelho e rosa realça a associação com sedução e glamour
O uso do vermelho e rosa realça a associação...
Já no espaço dos provadores, explica Guerra, as cores vermelha e rosa assumem o papel da sedução, glamour, paixão e sensualidade, “da transformação do indivíduo em uma estrela, que necessita de palco”.
Cortinas vermelhas, painéis botonados, iluminação cênica, múltiplos espelhos, sofá de cetim, lustre de época e estante com pés torneados criam a cena do espetáculo, no qual o protagonista é a cliente.


O uso do vermelho e rosa realça a associação com sedução e glamour
...com sedução e glamour
A Hi-lo tem proposta de levar à mulher tanto a moda básica como peças mais conceituais
A Hi-lo tem proposta de levar à mulher tanto a moda básica como peças mais conceituais


Fonte: Arco Web

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