segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Partido responde às intenções do cliente numa abordagem em que arte e arquitetura se tangenciam

Composição apresenta dois volumes
A composição apresenta dois volumes: um longitudinal, paralelo à via de acesso, e outro triangular
Arte e arquitetura, em partido escultórico
Moradia e espaço para exposição e guarda de obras de arte, a residência projetada pelos arquitetos Fernando Maculan e Mariza Machado Coelho ocupa lote de 3 mil metros quadrados no condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Abstrato e escultórico, o partido responde às intenções do cliente e é ponto de convergência/tangência entre arte e arquitetura.
Não é a primeira vez que, no condomínio Vale dos Cristais, em Nova Lima, MG, habitação e galeria de arte se associam no mesmo imóvel. Depois daresidência desenhada por Humberto Hermeto, esse programa combinado reaparece no projeto feito em dupla por Mariza Machado Coelho e Fernando Maculan.
“Trata-se de uma residência permanente e lugar para a guarda e exposição de um vasto acervo de obras de arte”, reforça Mariza. Para acomodar o programa, ela e Maculan escolheram um partido que classificam como abstrato e escultórico, numa abordagem em que arte e arquitetura se tangenciam.
Os arquitetos descrevem a edificação como uma grande variedade de ambiências proporcionada por espaços com diferentes gradações de abertura e fechamento para a paisagem.
Pilares metálicos delgados sustentam o bloco triangular
Pilares metálicos delgados sustentam o bloco triangular
Grande abertura circular no teto do pavimento superior
Grande abertura circular no teto do pavimento superior
Abertura circular no teto do pavimento superior permite a conexão visual e a entrada de luz no piso abaixo
Uma grande abertura circular no teto do pavimento superior permite a conexão visual e a entrada de luz no piso abaixo
Essa variação, argumentam no memorial do projeto, dá origem a lugares específicos para a ocupação com obras de arte e, ao mesmo tempo, promove diferentes percepções da natureza no entorno e também dos limites de Belo Horizonte, à qual Nova Lima está praticamente agregada.
A composição arquitetônica, explicam, organiza-se pela interseção de dois elementos básicos: um volume longitudinal, paralelo à via de acesso e assentado ao longo das curvas de nível do terreno; e um triangular, elevado do solo por uma sucessão de delgados pilares metálicos.
Na cota inferior da casa estão reunidas as funções ligadas ao lazer: sala de ginástica, sauna e spa. Esses ambientes recebem luz natural através de escotilhas abertas na parede lateral da piscina, que está posicionada logo acima.
Cozinha e salas de jantar e estar - esta última ligada ao espaço da galeria - foram idealizadas como extensão da área de piscina e posicionadas mais próximo do bloco triangular. Neste, que equivale a um terceiro nível, ficam os dormitórios e a sala de tevê, acompanhados por dois terraços.
“O terraço junto à sala de tevê é mais aberto e voltado para Belo Horizonte; o outro, perto dos quartos, mais intimista e com orientação cuidadosa, privilegia a vista das montanhas”, detalha Maculan.
O segundo possui uma abertura circular que permite a conexão visual e a entrada de luz natural no pavimento inferior. O acesso de pedestres se dá por um sinuoso caminho de pedra que leva ao nível intermediário. A rampa para veículos permite a chegada à garagem, no terceiro nível.
Terraço gramado na parte inferior do volume triangular
A cozinha, a sala de jantar e o estar/galeria são extensões da piscina
A cozinha, a sala de jantar e o estar/galeria são extensões da piscina
Mariza e Maculan observam que a setorização dada aos espaços de lazer, convívio social, serviços e setores íntimos foi feita a partir da observação da orientação solar.
Somada à implantação em diferentes níveis, proporciona funcionalidade à casa, evitando cruzamentos indesejados.
Área de estar/galeria
Área de estar/galeria



Fonte: Arco Web

Nenhum comentário:

Postar um comentário