quarta-feira, 22 de junho de 2011

SAÚDE: Técnica com luz captura mecânica respiratória

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) estão usando a cinemática, a filmagem de movimentos, para melhorar os tratamentos fisioterápicos.

A técnica inédita baseia-se em um sistema de projeção de luz capaz de reconstruir e analisar a superfície do tronco de pessoas durante a respiração, através de uma avaliação que dura no máximo dez minutos.

Angélica Lodovico e Ricardo Machado Leite de Barros afirmam que a técnica é tão inovadora que está sendo estudada a possibilidade de requerer uma patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para proteger o invento.

Os métodos anteriores já envolviam sistemas de projeção de luz e de reconstrução de superfície, mas não tinham sido ainda aplicados à análise do movimento do tronco.

O método idealizado pelos dois pesquisadores presta-se à reabilitação pré e pós-tratamento. Após ser aprimorado e vencer os testes preliminares, mostrou-se acurado e apontou que tem aplicabilidade, é viável e consegue detectar assimetrias do tronco.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário