Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) estão usando a  cinemática, a filmagem de movimentos, para melhorar os tratamentos  fisioterápicos.
A técnica inédita baseia-se em um sistema de projeção de luz capaz de  reconstruir e analisar a superfície do tronco de pessoas durante a respiração,  através de uma avaliação que dura no máximo dez minutos.
Angélica Lodovico e Ricardo Machado Leite de Barros afirmam que a técnica é  tão inovadora que está sendo estudada a possibilidade de requerer uma patente  junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para proteger o  invento.
Os métodos anteriores já envolviam sistemas de projeção de luz e de  reconstrução de superfície, mas não tinham sido ainda aplicados à análise do  movimento do tronco.
O método idealizado pelos dois pesquisadores presta-se à reabilitação pré e  pós-tratamento. Após ser aprimorado e vencer os testes preliminares, mostrou-se  acurado e apontou que tem aplicabilidade, é viável e consegue detectar  assimetrias do tronco.
Fonte: Diário da Saúde
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário