segunda-feira, 27 de junho de 2011

GASTRONOMIA: Que tal aprender panquecas para começar bem o dia?

A receita para alegrar o café da manhã e torná-lo especial tem nome: panqueca. Importamos a tradição norte-americana de começar o dia com um sorriso de um canto ao outro do rosto para você fazer o mesmo com os seus convidados



A invenção é francesa. Mas os americanos, que sabem do que é gostoso, trataram de incluí-la no cardápio do dia a dia. Servidas com mel, geleias e caldas doces, as panquecas são uma deliciosa desculpa para receber os amigos em um café da manhã.
Há um truque para preparar essa festinha matinal sem precisar madrugar. Deixe tudo arrumado na noite anterior. Latas de chá ficam ótimas quando utilizadas como vasos de flores. Em vez das xícaras de todo dia, sirva as bebidas em copos de vidro mais grossos. A balança culinária – aquela, que nunca saiu da cozinha – se transforma em uma divertida bandeja para o bolo. Providencie antes os pães e brioches, que serão organizados em cestos ou bowls.
Estrelas do evento, as panquecas podem – e devem – ser feitas com antecedência, uma vez que a massa precisa crescer por 3 horas antes de ir à frigideira. Cuide disso um dia antes e guarde-as em um recipiente fechado. Na hora de servir, basta aquecê-las levemente. Os acompanhamentos ficam em meleiras transparentes, com etiquetas identificando os sabores. Um jeito charmoso de levar os disquinhos à mesa é fazendo pilhas de 5 ou 6 unidades. Para que não despenquem, espete palitos compridos e prenda neles mensagens simpáticas.

RECEITAS Por Mônica Dajcz, do Mônica Dajcz Gastronomia

Panquecas americanas

Rendimento 50 unidades

Ingredientes
120 ml de água morna
15 g de fermento biológico
50 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
3 ovos
150 ml de leite
100 g de manteiga derretida
sal a gosto

Modo de Preparo

Em um recipiente pequeno, coloque a água morna, o fermento e apenas 5 g do açúcar. Misture tudo até o fermento dissolver bem. Deixe repousar em local quente por 10 minutos. Em uma tigela grande, despeje a farinha fazendo um buraco no meio. Derrame a metade do leite morno e a mistura anterior. Trabalhe a massa com uma colher de pau até que se torne lisa e homogênea. Cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por 3 horas. Após esse tempo, misture à massa o restante do leite morno e as gemas, mexendo sempre. Acrescente o sal, o restante do açúcar e a manteiga derretida. Bata as claras em neve e misture à massa. Para fritar as panquecas, use uma frigideira pequena, untada com manteiga

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário