terça-feira, 1 de julho de 2014

Esporte & Nutrição


Uma castanha por dia, não sabe o bem que lhe fazia
A castanha-do-pará é uma riqueza abençoada do Brasil. E para tudo se você a exclui da sua dieta porque acha que é calórica! Primeiro, que essa moda de contar calorias já é démodé, segundo que a castanha tem gordura do bem. A castanha-do-pará é rica em vitamina E, selênio, cálcio e magnésio, e ainda é antioxidante. Além disso, causa sensação de saciedade. Leve na lancheirinha, todo dia, até três castanhas. E coma crua, nada de assar!

A tapioca é o novo pãozinho
Outra maravilha tipicamente brasileira é a tapioca, que tem o polvilho doce como ingrediente principal. A tapioca é uma ótima substituta para o pão nosso de cada dia! É livre de glúten, não possui gordura hidrogenada nem sal. Como é rica em carboidratos simples, que são rapidamente absorvidos pelo organismo, a dica é adicionar chia ou linhaça à receita. Mas cuidado com o recheio, para a tapioca ser leve e saudável o recheio também deve ser.



Exercite-se brincando!
Que tal puxar pela memória uma brincadeira de criança que pode fazer um bem danado à sua saúde? Pular corda é um bom começo para quem deseja praticar atividades físicas ou pode funcionar como complemento se você já faz exercícios com regularidade. E as vantagens? É barato, de fácil acesso, coloca em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalha a coordenação, a resistência aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores, exercita o cérebro, entre outras. Mas se o praticante estiver muito acima do peso a prática é uma sobrecarga muito grande para as articulações.




Estou grávida, posso fazer musculação?

A gestante que tem interesse em praticar musculação primeiramente deve comunicar o seu médico sobre o interesse na prática. Isso serve, inclusive, para aquelas que já são praticantes regulares de exercícios. Esse tipo de atividade física vai resultar em um aumento do bem-estar físico e mental e maior disposição matinal, por exemplo. Além disso, as gestantes aumentam a chamada ‘consciência corporal’, fazendo-a ter maior noção dos seus limites físicos, dos seus movimentos e da relação do seu corpo com o espaço onde se movimenta, o que ajuda no equilíbrio. E o conjunto disso tudo, até mesmo da capacidade aeróbia, vai resultar em um melhor preparo físico para o parto, refletindo em uma recuperação mais rápida. 

Fonte: Revista INVOGA Jardins  
           Edição 36

Nenhum comentário:

Postar um comentário