sexta-feira, 1 de julho de 2011

Sua saúde merece a ajuda do Profissional de Educação Física


No dia 1 de setembro se comemora o dia do Profissional de Educação Física, um ofício ligado ao planejamento, à condução e à avaliação de atividades físicas. Com formação universitária, esse profissional pode trabalhar em escolas, academias e áreas ligadas ao desporto.

No ambiente escolar, os docentes são responsáveis pelo acompanhamento dos alunos durante o exercício físico, orientando-os, de modo a evitar que ultrapassem seus limites ou ocasionem lesões. Eles também são encarregados de conferir os batimentos cardíacos, a respiração e a postura correta na realização das atividades. Por isso, a supervisão do profissional de educação física é fundamental.

Benefícios

A prática de atividades físicas esteve, muitas vezes, associada à preocupação com a aparência. No entanto, os benefícios vão além da estética. O aumento da força e do tônus muscular, da flexibilidade e o fortalecimento dos ossos e das articulações são apenas alguns exemplos.

Até mesmo para a saúde mental, os exercícios colaboram para a regulação de substâncias ligadas ao sistema nervoso, atenuando o estresse e a ansiedade do dia a dia. São indicados, além disso, como auxílio ao tratamento da depressão e incentivo ao convívio social.
A caminhada está entre os esportes mais indicados para o combate à depressão e como forma de melhorar o sistema cardiorrespiratório e vascular, já que a circulação sanguínea nas células é favorecida, gerando energia nos músculos. Outro esporte que proporciona bem-estar e ainda não causa impacto nas articulações e musculatura é a natação. Os estilos “crawl”, costas, peito e borboleta são capazes de trabalhar todos os grupos musculares do corpo, contribuindo para o condicionamento físico.
Grande paixão dos brasileiros, o futebol trabalha vários sistemas do corpo, como o imunológico, o nervoso, o digestivo, o endócrino, o esquelético e o respiratório. E para aqueles que precisam controlar o peso, uma das modalidades esportivas que mais queimam calorias, o vôlei, também auxilia na melhora da coordenação motora.

Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário