terça-feira, 5 de julho de 2011

As Lentes de Contato e os Cuidados a Serem Tomados

Hoje em dia o uso de lentes de contato para substituir os óculos é a opção de grande parte das pessoas com algum tipo de deficiência visual. Mas vale lembrar que a indicação deve ser feita pelo oftalmologista, uma vez que nem todas as pessoas podem usar o produto devido dependendo do problema que apresentam, ou até mesmo não é um bom candidato.

Danos à visão
As lentes de contato, de um modo geral, podem ser adquiridas com facilidade, mas é preciso estar atento. A má escolha de uma marca e o seu uso incorreto podem causar danos à saúde dos olhos, em alguns casos até mesmo irreversíveis. Dentre os problemas observados estão: edemas, úlceras, infecções, deformidades na córnea, além típica conjuntivite papilar, ocasionada pelo uso das lentes, que são frequentes principalmente entre as do tipo gelatinosas.

Considerado como um procedimento médico desde 2009, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o uso das lentes deve ser vistoriado por um profissional da área para não causar prejuízos à saúde da visão. Porém, a medida ainda não é eficaz, já que os pacientes podem adquirir o produto sem receita médica, através da internet, nas farmácias e óticas.

Cada paciente se adapta a uma lente diferente, que varia conforme a sua estrutura ocular e ao problema diagnosticado. Os riscos do uso da lente vão além dessa falta de adaptação, como por exemplo alguns fatores que o usuário às vezes, nem sequer pensa existir: prazo de validade, alergias, contaminação e modos de armazenamento. Uma das exigências atuais é o produto disponibilizar bulas em suas embalagens, a fim de diminuir os problemas ocasionados pelo uso incorreto.

Cuidados com as lentes
Os cuidados com as lentes são imprescindíveis e variam de acordo com o tipo escolhido. As gelatinosas, por exemplo, são simples e rápidas, sendo, portanto mais práticas para o uso diário. Seguem algumas recomendações:

- manusear as lentes com mãos limpas;

- praticar a limpeza das lentes com os produtos adequados, indicados pelo oftalmologista;

- guardar em local limpo e próprio para as lentes;

- usar no tempo determinado pelo médico;

- em caso de irritação informe o médico;

As lentes possuem algumas vantagens sobre os óculos, nas quais se destacam: possibilidade de visão mais natural, por estar alocada diretamente no olho; visão de campo focada; correção do astigmatismo; aparência física natural; confortável para o paciente; sem perigo de precipitação, reflexo nos olhos ou vista borrada e não embaçam. Se usadas corretamente trazem benefícios à visão.

Fonte: Ancorador

Nenhum comentário:

Postar um comentário