terça-feira, 14 de agosto de 2012

Você acredita que pensar grande traz autocontrole para atingir objetivos?


Gratificações
Todos temos ideais e objetivos de longo prazo.
Para alcançá-los, precisamos de autocontrole e, quase sem exceção, precisamos renunciar a gratificações imediatas em benefício do objetivo futuro.
Isso pode significar deixar de sair com os amigos para ir à faculdade, poupar para comprar algo mais importante no futuro ou escolher uma comida que nos ajude a emagrecer.
Ainda assim, deixar de lado nossos desejos imediatos, mesmo sabendo que vamos colher benefícios futuros, é frequentemente algo muito difícil de fazer.
Interpretação dos eventos
Mas a solução para esse dilema pode ser mais simples do que parece.
Tudo pode estar na forma como você compreende, ou interpreta, os eventos.
Essa compreensão, ou interpretação, é que influencia seu autocontrole.
É o que ensinam Kentaro Fujita e Jessica Carnevale, da Universidade do Estado de Ohio, em um artigo publicado na revista científica Current Directions in Psychological Science.
Interpretação de alto e baixo níveis
Pesquisas das ciências psicológicas sugerem que categorizar as coisas de forma abstrata, criando grandes categorias, permite que nos distanciemos psicologicamente do puxa e empurra do momento imediato.
Esta assim chamada interpretação de alto nível, por sua vez, nos torna mais sensíveis às implicações de longo prazo do nosso comportamento atual, e gera uma maior coerência entre nossos anseios e nosso comportamento.
Por exemplo, alguém que está fazendo dieta, mas realiza escolhas com base na interpretação de baixo nível - levando em conta as diferenças imediatamente aparentes entre as opções - pode se concentrar no sabor e optar por uma barra de chocolate, em vez de uma maçã.
A mesma pessoa, contudo, se escolher com base na interpretação de alto nível, pode ver a escolha em termos mais amplos de uma escolha entre a perda de peso e o comodismo, e optar pela maçã.
Dietas e dívidas
Os pesquisadores fizeram vários experimentos que dão informações claras sobre o papel destes diferentes tipos de interpretação nas decisões que envolvem o autocontrole.
Eles argumentam que o estudo sobre a ligação entre o nível de interpretação e o autocontrole é importante e oportuno, já que alguns dos problemas mais prementes da sociedade - incluindo a obesidade, o vício e o endividamento - estão associados a falhas de autocontrole.

Fonte: Diário da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário