A divisão de ambientes é sutil e ocorre fundamentalmente com o uso de grafismos no piso, onde tábuas envelhecidas contrastam com o desenho em resina
Por dentro e por fora, o jeito carioca
O segundo andar da Fundição Progresso, na Lapa, Rio de Janeiro, de onde se enxergam os famosos arcos, acolhe desde o final do ano passado a filial carioca da AM4. No projeto da agência de mídia digital, os arquitetos Marcos Husky e Renato Catta- -Preta trabalharam com materiais variados (alguns deles reaproveitados) e objetos de design, com a intenção de criar ambientes agradáveis e descontraídos.
Constituída há 12 anos no município de Barra Mansa, interior do Rio de Janeiro (cidade onde ainda mantém a sua sede), a AM4 ocupa hoje posição de destaque no segmento de mídias digitais. Em sua especialidade, é considerada a maior agência do estado onde foi fundada.
No final do ano passado, a empresa, que já possuía uma célula em território paulistano, inaugurou sua nova filial carioca, no segundo pavimento da Fundição Progresso, edificação situada defronte aos Arcos da Lapa, próximo da região central.
As instalações da AM4 espraiam-se por uma área de 260 metros quadrados, na qual os arquitetos Marcos Husky e Renato Catta-Preta procuraram mesclar elementos rústicos e arquitetura contemporânea, segundo revelam.
Com esse amálgama, a intenção era proporcionar espaços criativos, onde funcionários, clientes e os próprios donos/diretores interagissem em um ambiente prático, divertido e inusitado.
Na recepção, a cortina de toras de eucalipto inspira-se no cobogó
A sala de reuniões está posicionada sob o mezanino. A iluminação no teto também tem focos na parede
Área de produção. A luminária de ferro retorcido Octopus foi produzida especialmente para o projeto
“Nossa inspiração foi a própria cidade, mais precisamente a Lapa, ponto de grande importância histórica que, nos últimos anos, vem passando por intensa renovação”, argumenta Husky.
O escritório, descreve o arquiteto, foi desenvolvido como um grande salão com pé-direito duplo. A divisão dos ambientes é sutil e se faz pela diferenciação do piso, mezanino, elementos vazados e panos de vidro.
A pedra bruta aplicada em algumas paredes e as tábuas envelhecidas no chão criam contraponto, respectivamente, com as outras paredes, cujo acabamento é feito com elementos gráficos que remetem à capital fluminense, e com o piso de resina desenhado. Peças de design marcante espalham-se por todo o espaço.
O lounge, no pavimento inferior, está agregado à área do café. As luminárias (Nina, sobre a mesa, e Anzol, no teto) foram desenhadas pelos arquitetos
A escada de ferro liga os dois pavimentos. A descida também pode ser feita pelo tubo de bombeiro, no meio da escada, ou pelo escorregador, em volta dela
De acordo com Husky, a varanda pela qual ocorre o acesso à agência está de frente para os arcos da Lapa, e a posição privilegiada foi aproveitada pelos autores para criar um lounge externo, com bancos, de onde se pode apreciar a vista.
“A fachada de vidro, também com uma ampla visão para os arcos, integra o interior ao exterior. Em momentos em que se necessite de maior privacidade, faz-se uso de persianas de madeira”, explica o arquiteto.
Transposta a entrada - onde se destaca a porta de mais de três metros de altura, fabricada com madeira de demolição -, depara-se com a recepção, que funciona como centro de controle do ambiente.
Seu espaço é delimitado por uma cortina de toras de eucalipto certificado, peça que teve como fonte de inspiração o cobogó, elemento típico da arquitetura moderna.
Ainda de acordo com Husky, para compor o espaço foram desenvolvidos elementos de design único para cada ambiente do escritório. “Vários deles seguem a linha sustentável, reaproveitando materiais”, arremata.
Texto de Adilson Melendez
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 387 Maio de 2012
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 387 Maio de 2012
Marcos Husky (UFF, 2006) atua em arquitetura residencial, comercial e de interiores, além de desenvolver cenografia de shows e eventos e design de móveis
Renato Catta-Preta (UFF, 2006) trabalha com arquitetura residencial e comercial e na execução de obras
Renato Catta-Preta (UFF, 2006) trabalha com arquitetura residencial e comercial e na execução de obras
Em frente das estações de trabalho, espaço para reuniões mais rápidas
A mesa de centro Toras reaproveita material usado em obras como escora
Luminária Engarrafada, feita com garrafas velhas, fio e madeira
O mezanino é a área de lazer do escritório, com mesa de sinuca, sofá, pufe e mesa de centro feita com caixotes de feira
Fonte: Arco Web
Nenhum comentário:
Postar um comentário