E é aí que entra o caldinho. "Os caldinhos são servidos em qualquer estação. A sopa é mais invernal, o caldinho é mais refrescante", compara Fabio Battistella, chef do restaurante Meza e do bar Doiz.
Mas a diferença não é só uma questão de temperatura. "A sopa nasceu para ser um prato, não tem reaproveitamento. Sopa de palmito, creme de funghi... são todas feitas do zero. O caldinho é um prato de reaproveitamento, onde se usa aquelas partes de frutos do mar ou de carnes que ninguém come. A cabeça do peixe, os miúdos do animal", explica o chef. "O caldinho é feito de ingredientes baratos, de sobras. Ninguém faz caldinho de lagosta. Você cria uma sopa de lagosta, um creme, mas nunca transforma em um caldinho", exemplifica.
Pois para dar um refresco a esse inverno com sol de verão, separamos algumas receitas de caldinho, para equilibrar a temperatura do seu cardápio. Confira as receitas abaixo e faça na sua casa:
Caldinho de feijão
Foto: Divulgação |
Rendimento: 8 porções
Ingredientes:
500g de feijão preto
3,5l de água
125g de chispes/pé de porco (2 unidades, aproximadamente)
50ml de caldo de carne seca2
2 folhas de louro
1/2 xícara (65g) de bacon
2 colheres (sopa) de pasta de alho
Modo de preparo:
Limpar bem o pé de porco (chispes). Molhar o pé de porco aproximadamente por 1 hora para retirar o sal. Cozinhar o feijão com a água, caldo de carne seca, louro e chispes. Quando o feijão estiver cozido, bater tudo no liquidificador.
Em uma frigideira, colocar o bacon picadinho e fritar. Quando estiver dourado, acrescentar a pasta de alho e refogar. Acrescentar o refogado ao caldinho de feijão. Ajustar o sal. Servir acompanhado de torresmo e salsa picada.
Caldinho de vaca atolada
Caldinho de vaca atolada está entre as opções do boêmios. Foto: Divulgação |
Ingredientes
250g patinho
1kg aipim
50g óleo
100g cebola
50g alho
200g tomate
5g louro
20g caldo de carne
5g tomilho
1,8 litro de água
5g de pimenta do reino
10g de sal
Modo de preparo
Separe e pese todos os ingredientes. Com uma faca bem amolada, corte o patinho em cubos grandes, retire as sementes do tomate e "bata", bem batidinho. Em uma panela de pressão, em fogo médio, faça um refogado com óleo, cebola e alho. Na mesma panela, frite o patinho até que fique dourado. Acrescente o tomate batido, louro, caldo de carne e a água e feche a panela. Cozinhe na panela de pressão por aproximadamente 50 minutos.
Quando a carne estiver "desmanchando", retire da panela e desfie. No caldo que ficou na panela, cozinhe o aipim por aproximadamente 30 minutos. No liquidificador, bata o aipim cozido até virar creme. Em uma panela em fogo baixo, coloque o creme de aipim e a carne desfiada. Depois, tempere com pimenta do reino, sal e salsa picadinha.
Caldo verde light
Caldo verde light |
Ingredientes:
1 colher de sopa de óleo de soja ou canola
1 dente de alho picado
1 cebola média picada
5 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
3 chuchus médios descascados e cortados em cubos
1 litro de água fervente
1 molho de couve manteiga cortado em tirinhas finas
10 fatias de peito de peru cortadas em cubos
Sal a gosto
Modo de preparo:Em uma panela, refogue no óleo o alho e a cebola. Junte o chuchu e a batata. Adicione a água e sal a gosto. Quando a batata estiver cozida, desligue o fogo e bata tudo no liquidificador. Volte à panela, espere ferver e adicione a couve fatiada. Ajuste o sal e, antes de servir, acrescente o peito de peru.
Fonte: GNT
Nenhum comentário:
Postar um comentário