segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A decoração da sua casa pode esbanjar alegria usando as cores...

Deque | Integrado ao living, o tablado de madeira funciona como sala de estar a céu aberto. Poltronas Astúrias, de Carlos Motta, forradas com tecido, da Regatta Tecidos (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Área de jantar | A mesa Saarinen oval recebeu cadeiras Panton. Centro de mesa, da Conceito Firma Casa (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Não há melhor narrador para nossa história do que nossa própria casa. Ela nasce de um jeito, muda de estilo, adapta-se a novas demandas. Pertencente a um condomínio fechado em Camburi, este projeto é exemplo disso. Amigo de Fabiana Avanzi e de seu marido, o arquiteto Gui Mattos a projetou 14 anos atrás. Na época, ainda não havia crianças na família. Quartos isolados entre os dois andares, portanto, faziam sentido. Com o passar do tempo e a chegada dos filhos, a casa da praia de 250 m² teve de mudar, dessa vez sob o comando de Fabiana Avanzi. A arquiteta manteve-se fiel à concepção de Gui Mattos: preservou madeiras naturais, amplos caixilhos, pedras na área externa, pintura azul nas paredes. Um dos ajustes necessários ocorreu na área íntima, que ganhou nova divisão de quartos. No andar de baixo, Fabiana, entre outras alterações, propôs nova dinâmica entre as salas e a cozinha, de modo que os espaços privilegiassem o convívio. Móveis originais repaginados ganharam novos usos, motivo de orgulho para a profissional: “Não jogamos nada fora”.
Living | Sofá modular, da Conceito Firma Casa, forrado com tecidos diversos, da Regatta Tecidos. As almofadas estampadas foram feitas com echarpe, trazida do Butão. Escultura Candella 2, de regadores de plástico, do artista escocês David Batchelor (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Living | A cor azul royal, idealizada pelo arquiteto Gui Mattos, foi mantida após várias reformas (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Mesa de centro | O estrado de uma cama tornou-se a base da peça, desenhada pela arquiteta. Pratos de cerâmica em forma de peixe, da Conceito Firma Casa  (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Embora o living seja tentador, com generoso sofá modular, par de poltronasMole, do designer Sergio Rodrigues, e mesa Saarinen oval para refeições, a vocação agregadora da casa está no jardim. Coberto por deque e cercado de mata nativa, o espaço foi coroado com bancos de alvenaria com almofadas, poltronas e uma pira, acesa todas as noites em que os proprietários estão na casa – nos feriados e fins de semana, principalmente. “O cheiro de madeira queimada se espalha, e os vizinhos, que ficaram nossos amigos, vêm nos visitar. Lá, todo mundo se conhece”, conta a arquiteta. Por conta das esguias portas de correr, de madeira e vidro, não há limites entre dentro e fora: a mesma linguagem está presente em ambos os espaços.
Cozinha | Funcional, tem apenas um armário sob a escada, uma pequena mesa para refeições, janelas basculantes e balcão virado para o living (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Saleta | Um anexo do living, com vista para o jardim, recebeu futons avulsos. A área serve como espaço para relaxar. Barras de madeira torneadas, presentes nos guarda-corpos do andar superior, mantêm a linguagem de elementos (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Nas temporadas em Camburi, tudo flui diferente. “Dormimos melhor”, diz Fabiana, referindo-se ao mais imediato dos benefícios. Ao contrário da rotina de São Paulo, marcada pelos horários e compromissos, na casa da praia, a família é mais família – independente da chuva ou do sol lá fora. “Ficamos mais na casa do que na praia. E fazemos atividades que nos unem”, conta a proprietária. Preparar a comida, buscar o peixe fresco, amassar o pão. Tudo isso com a ajuda das crianças, que encaram essas e outras tarefas como brincadeiras, em um ambiente que, por natureza, recarrega a energia. “Em São Paulo não existe isso”, diz.

Biblioteca | Projetada por Fabiana Avanzi, a estante de freijó tem como base um painel liso, onde foram encaixados módulos com diferentes volumes (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Quarto de casal | Modificada em relação ao projeto original, a suíte tem bancada dupla integrada à área de dormir (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Cabeceira | O painel vazado de freijó esconde o guarda-roupa e serve de cabeceira. Banco de madeira, da Conceito Firma Casa. Poltrona Butterfly, de lona, herdada da família, e tapete, da Phenicia Concept  (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
 (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)

Fonte: Casa e Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário